TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DISCIPLINARES III - SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):          

Vinicius Cardoso Ferreira   RA1655248

POLO

PORTO ALEGRE

2016

Questão: 

Quais são os objetivos do trabalho do assistente social? (Pensar e refletir de forma sistematizada).

Por muitas vezes os profissionais do serviço social têm a imagem de uma pessoa generosa em que seu trabalho se resume a prestar caridade, porém essa imagem esta errada, pois o trabalho realizado vai muito além de caridade, visto que existe e a busca dos direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 a essas pessoas em situação de pobreza.

Essa imagem de caridade esta muito ligada a sua historia, e a forma que a população vê uma pessoa em situação de pobreza, na era da revolução industrial, uma grande quantidade de trabalhadores foi substituído por máquinas, gerando uma grande quantidade de pessoas desempregadas, para Karl Marx, isso se fazia necessário ao capitalismo, pois só havendo o desemprego, é que pessoas aceitariam trabalhar por salários menores, o que gerou o crescimento da pobreza, ao ponto de que gerou revolta e protesto.

De imediato esse protestos eram vistos como baderna, e caso de policia, mas com o crescimento da pobreza logo o estado foi obrigado a mudar a sua metodologia, passando a realizar o assistencialismo (nada mais do que caridade, sem finalidade de mudar a vida das pessoas em situação de pobreza, juntamente com a ajuda da igreja). E assim surgindo este profissional, que estaria realizando essa nova política publica.

Somente na década de 60 do século XX é que os assistentes sociais mudaram de metodologia, e passaram a não mais aplicar o assistencialismo, mas sim buscar mudar a realidade dessas pessoa carentes.

Veja que o profissional surge de três vertentes, a histórica, a teórica e a metodológica. Histórica já que o assistente social surgira com a junção dos fatores e mudanças no capitalismo, sendo necessário entender para descobrir as origens das desigualdades sociais. Teórica pois durante a sua história a teoria mudou-se por varias vezes, antes sendo caso de baderna, para hoje sendo uma questão social. E metodológica porque a solução aplicada mudou-se em diferentes épocas, antes que era caso de policia, e nos dias atuais se caracteriza pela garantia de concretização de direitos ja garantidos pela constituição de 1988.

A atuação do assistente social se dá geralmente em instituições públicas, ligado a diversas políticas públicas, identificando os riscos sociais, realizando um trabalho continuado para que a vida das pessoas carentes melhorem e também tenham seus direitos atendidos.

A formação do assistente social atualmente está intimamente ligado a causa humanista, ou seja, comprometido com os valores sociais e com as pessoas em situação de pobreza. Logo o assistente social deve ter capacidade crítica e reflexiva para compreender a problemática das pessoas ao qual lida, capacidade de articulação política para realizar encaminhamentos técnicos e operacionais com finalidade de garantir os direitos dessas pessoas, e habilidade para organização e mobilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com