TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II - 200h

Por:   •  25/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE DE FRANCA

MARCELO HENRIQUE BASTOS

RGM: 15162532

Disciplina:    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II - 200h.

FRANCA - SP

2016/ 5º semestre

1- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

NOME DA ESCOLA: E.E.Prof. Vicente Minicucci

ENDEREÇO: Rua José Antônio dos Santos , 1722 - Recanto Elimar II -  Franca - SP        

DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA: Instituição Pública Estadual.

DIRETORIA: Diretoria Regional de Ensino – Franca - SP

ANO(S)     Do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio              

OBSERVADOS: Da 1ª a 3ª série do  Ensino Médio

2 - DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA

A Unidade Escolar possui em suas dependências 08 salas de aula, 01 secretaria, 01 diretoria, 01 sala de coordenação, 01 sala de professores, 01 biblioteca, 01 sala de computação (Acessa Escola), 02 banheiros para professores (masculino e feminino), 02 banheiros para alunos (masculino e feminino), 02 salas de recursos (DM e DA), 01 banheiro para portadores de necessidades especiais (masculino e feminino), 01 sala do Grêmio Estudantil, 01sala do Projeto Escola da Família, 01 laboratório, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 depósito, 01 almoxarifado, 01 quadra de esportes coberta e 01 sala de material esportivo. Esta escola possui vias adequadas aos portadores de necessidades especiais. Em relação à limpeza da unidade escolar, existem funcionárias terceirizadas que são encarregadas de varrer as salas no final de cada período. As referidas salas são bem arejadas, pois possuem 02 ventiladores em cada uma, além de boa iluminação. As lousas são pintadas e utiliza-se giz para escrever tópicos de conteúdos quando necessário.

Quanto aos recursos materiais a Unidade escolar possui: 02 televisores 29’, 05 projetores; 04 DVD; 01 máquina fotográfica; 04 rádios CD; 01 aparelho de som; 03 caixas de som; 02 notebooks, 01 globo terrestre; 10 kits Matemoteca; 14 jogos de dama; 08 jogos de memórias; 15 computadores.

O laboratório é efetivamente utilizado, principalmente pelos professores de Química, Física e Ciências para o desenvolvimento de experimentos das situações problemas do currículo oficial. Na biblioteca existe o projeto sala de leitura onde a professora trabalha projetos integrados com os professores das diversas áreas e também projetos de leitura e música, que são apresentados no decorrer do ano.

O Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Sociais II - totaliza 200h, entre Observação ( 70 horas), Participação (60 horas) e Regência (70 horas). Como já havia realizado as primeiras 200 horas de Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Sociais I , a diretora da escola E.E. Prof. Vicente Minicucci, Maria Isabel do Carmo, acho por bem que a continuação do mesmo permanecesse com a Professora Maria Rita Andrade, já que dessa forma seria possível continuar alguns trabalhos começados anteriormente. A referida professora possui formação em Geografia e  também leciona Sociologia. Formou-se na Universidade de Franca, em 1993, está no magistério há 19 anos, lecionando nos níveis fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino. Sua situação funcional consiste na  denominação de categoria F, função que possui estabilidade no vínculo empregatício de acordo com A L.C. 1010/2007  que conferiu estabilidade aos professores que tenham sido admitidos até a data da publicação daquela lei complementar (02/06/2007), nos termos da Lei nº 500/74 (categoria “F”). É uma profissional aplicada e competente. Possui experiência  e qualificada para exercer a função docente, demostrando domínio do conteúdo e de prática pedagógica. Está nesta unidade escolar há 2 anos. Como já descrito passei alguns meses nesta unidade escolar e dessa forma o presente relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Sociais I, que é composto por uma carga horária de 200 horas e teve como objetivo esboçar a experiência por mim vivenciada ao longo desse período  na sala de aula e em outros ambientes da Escola Estadual Prof. Vicente Minicucci. Experiência esta que se constituiu em uma apurada observação, e ao mesmo tempo, articulada em um contexto interativo e participativo. Mesmo com minha experiência docente pude perceber o quanto se faz necessária a busca pela interação entre teoria e prática para que a formação de nosso aluno seja integral e não meramente conteudística. De outra forma teremos alunos servindo apenas de depósitos como diz Freire,1983  “O educador faz “depósitos” de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante”. (p.66)

 Diante desta necessidade da interação entre teoria e prática, e a formação integral do aluno, foi muito importante minha participação nas reuniões pedagógicas denominadas ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) que são realizadas nas terças-feiras em dois períodos, onde pude verificar a heterogeneidade de pensamentos existentes entre os professores que participam das mesmas. Heterogeneidade esta que ficou evidente nos discursos e reflexões sobre as práticas docentes. As referidas reuniões trataram de assuntos que dizem respeito ao espaço pedagógico e ao desenvolvimento das práticas no currículo pré-estabelecido pelas politicas públicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que são trabalhadas em formas de situações problema em um caderno de atividades que é denominado como caderno do aluno. Além deste material, ou seja, o caderno do aluno há o caderno do professor. Esse caderno do professor apresenta o mesmo conteúdo do caderno do aluno, entretanto, existe um manual que evidencia um conjunto de sequências didáticas que o professor precisa seguir no decorrer das situações problema.

 Obviamente o educador pode e deve fazer as devidas adaptações quando se faz necessário. É preciso muitas vezes adequar o conteúdo a realidade do aluno. Vivenciar esse trabalho coletivo e interdisciplinar no trabalho pedagógico, de maneira interrogativa e investigativa, cooperou para a construção de novos saberes e experiências no campo educacional e é imperativo para minha formação do profissional. Como salienta Marcondes Filho, 1995

É então no diálogo e na troca com seus pares, parceiros com os quais partilha o interesse de pesquisa sobre os mesmos objetos com todas as angústias, inquietações e possibilidades de encaminhamentos teóricos satisfatórios e atuais, que o professor como pesquisador reflexivo vai encontrar espaço para construir um saber ágil, consensual, operacionalmente aceito e possível de ser atualizado a qualquer momento” (p.23).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com