TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL E O SEU IMPACTO NA SOCIEDADE

Trabalho Universitário: EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL E O SEU IMPACTO NA SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 6

EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL E O SEU IMPACTO NA SOCIEDADE

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Questão Social No Brasil – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Ontem – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Hoje– Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Impactos trazidos pelas expressões da questão social–Seção quinária 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O que é questão social?

O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.

O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais

A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.

2 DESENVOLVIMENTO

A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social. Contudo, tendo em conta a amplitude do conceito de questão social, existe um debate se a questão social pode ser objeto de uma só profissão, neste caso um assistente social. Assim sendo, para ver a questão social como objeto do serviço social é preciso fazer uma das duas coisas: ou se rejeita a amplitude conceitual da questão social, ou o Serviço Social volta a ter uma função fulcral de atuar nas variações e mudanças da sociedade. Várias profissões podem estar diretamente ligadas à questão social, como médicos, engenheiros, advogados. Por esse motivo definir um objeto do serviço social é difícil. Se o Serviço Social é visto como uma profissão legítima na sociedade, ela representará uma elevadíssima função social.

2.1 QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL

2.1.1 Ontem

A proposta inicial das Políticas Sociais no país era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações da classe trabalhadora e de diminuir as expressões da Questão Social. De acordo com o desenvolvimento de cada período histórico-político, a atuação e a intervenção dos assistentes sociais demandaram processos de discussões e de construções coletivas, tanto na implantação como na execução de políticas sociais. Diante das condições da expansão do modo de produção capitalista as expressões emergentes da questão social nas décadas de 1920 e 1930 ficam cada vez mais expostas; os trabalhadores são cada vez mais explorados e se evidencia um crescente acúmulo do capital por parte dos detentores dos meios de produção, o que propicia uma organização por parte do proletariado, em busca de melhorias nas condições de trabalho e vida. Para a burguesia e para os detentores do meio de produção, isso configurou uma ofensiva ameaça aos valores morais e éticos da sociedade. As leis sociais são implementadas e aprovadas como tentativas de controle social e para o atendimento às demandas das classes trabalhadoras e subalternas.

2.1.1.1 Hoje

A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, sequestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro. Muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade exclusiva do governo. Contudo, os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza. Sendo que a pobreza é vista como uma causa individual, deve por isso ser da responsabilidade de cada um. O grande desafio é que alguns problemas como desigualdades sociais e injustiças são muitas vezes tolerados e ignorados porque não representam uma ameaça direta ao poder político. Por outro lado, os homicídios e sequestros, por representarem ameaças ao poder, recebem uma intervenção por parte do governo. É por esse motivo que a questão social representa uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.

De modo geral as expressões da questão social de ontem e de hoje estão interligadas, pois algumas continuam as mesmas e outras apenas derivaram das antigas, mantendo em comum a mesma base. A população atual reage como pode a essas expressões, pois há duas formas de se ver a questão: de um lado a pessoa que tem conhecimento sobre o que está manifestando contra, e do outro aquela que não tem. A pessoa que tem, costuma agir com palavras sábias, atitudes corretas e exemplos certeiros a mostrar que é contra as expressões da questão social; as pessoas que não tem conhecimento, sempre falam "abobrinhas". No caso dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com