TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Negocio

Monografias: Economia E Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

a) Os recursos existentes na natureza, apesar de abundantes e sempre renováveis, não conseguem, muitas vezes, saciar os desejos humanos.

b) Os recursos somente permitem a obtenção do indicado na alternativa (a), anterior, quando se referem a fatores de produção utilizados pelos agentes econômicos.

c) Mesmo nas modernas sociedades, a Lei da Escassez está presente, independentemente do avanço da tecnologia dos povos.

d) Entre os fatores de produção requeridos para o atendimento às necessidades dos agentes econômicos, a maior preocupação é com o trabalho, em função da diminuição da população mundial nas últimas décadas.

e) Não existiriam recursos escassos, se a terra fosse de propriedade comum aos agentes econômicos.

A resposta correta é a alternativa C. Na alternativa A, os recursos da natureza são tidos, erroneamente, como sempre renováveis; em B, é incorreto afirmar que os recursos da natureza são abundantes e escassos apenas quando em relação a fatores de produção; em D, é incorreto afirmar sobre a diminuição da população mundial nas últimas décadas; em E, é incorreta a idéia de que se a terra fosse de propriedade comum, ela não seria escassa: quer dizer, a escassez não tem relação alguma com a posse ou propriedade.

Necessidades Humanas e Bens

Temos as mais variadas necessidades. Para cada uma delas, é produzido um bem ou serviço que possa satisfazê-la. Agora, gostariamos de falar um pouco sobre os vários tipos de bens e serviços.

Qual a diferença entre bens e serviços? Os bens são tangíveis, podem ser tocados, são materiais. Os serviços são intangíveis. Exemplos? Uma camiseta é um bem e a assistência que o dentista presta ao paciente é um serviço.

Dentre os bens, temos os livres e os bens econômicos. Os bens são livres quando não representam custo para o seu consumo. Os bens são econômicos quando envolvem uma relação de pagamento para que possam ser consumidos.

Os bens também podem ser intermediários e os finais. Os intermediários, como o próprio nome diz, são aqueles que serão usados como meteria prima para a produção de outros bens. Os finais são aqueles prontos para consumo, e eles podem ser usados tanto para produzir outros bens (sendo, portanto, bens de capital) como podem ser usados para o consumo das pessoas. No último caso, temos então bens de consumo durável (que têm durabilidade, não sendo consumidos imediatamente) e os bens de consumo não-durável (que são destruídos com o consumo).

Faça agora o exercício a seguir:

Do ponto de vista econômico o conceito “escassez” é definido corno o desejo de possuir os frutos da natureza em um montante que ultrapassa a capacidade de produzir bens, sendo assim um conceito que pode ser atribuído:

a) à natureza e à natureza humana

b) apenas à natureza.

c) apenas à natureza humana,

d) à sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com