TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Weberiana

Casos: Educação Weberiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO WEBERIANA

Max Weber trata os “fatos” sociais de uma sociedade, através das visões de seus componentes, para ele esses fatos dependem dos valores atribuídos pelos indivíduos. Por isso, para ele não é possível conhecer toda uma sociedade ao mesmo tempo, porque esses valores são atemporais, sendo necessário o estudo das partes para se entender o conceito social, logo a sociedade é uma teia que está conectada em várias partes, e não um conjunto de blocos separados. O objetivo dos estudos sociais aqui é a decifração do sentido da ação social às condutas humanas.

Weber observa na sociedade moderna uma racionalização da vida, como o abandono das concepções mágicas e tradicionais refletidas no comportamento dos homens para a administração social, que é um tipo de dominação racional das massas. Weber pondera três tipos de dominação: a baseada nas tradições vigentes, a obtida através da liderança ou carisma do líder e a racional baseada na lei e razão. Tudo isso é obtido pela interação dos indivíduos.

Uma forma de submeter esses indivíduos ao poder do estado é a dominação racional, composta de leis e regras, obedecidas pela sociedade pelas tradições e/ou pela liderança. E a educação fornecida pelo estado garante essa dominação pelos seus dominados. É aqui onde Weber afirma que a educação vigente é o modo pelo qual os homens ou grupos, são preparados para exercer funções.

E isso é visto claramente nos moldes do capitalismo moderno.

Para Weber a educação, passou a ser um sistema de conteúdos prontos para apenas determinadas finalidades, ou seja, treinar o individuo para que ele possa operar determinadas funções no estado, nas empresas e na própria politica de um modo que garante à dominação. E segundo Weber, esse sistema alterou radicalmente o modo de educar, e alterou também o “status”, o conhecimento e o acesso a bens materiais por parte dos indivíduos que se submetem a educação sistemática. Isso é fundamental para o estado e empresas capitalistas, pois elas precisam de profissionais treinados, assim esse sistema forjou o novo homem onde impera a obediência á lei e a razão.

Weber mostra que a educação aqui, não é mais uma preparação do individuo para exercer sua parte no comportamento harmônico da sociedade, como propôs Durkheim. Nem como possibilidade de emancipação com base na ruptura da alienação, como propôs Marx. Esse individuo atua agora em relação aos seus interesses par obtenção de poder e riquezas.

O sistema educacional weberiano seria dirigido de três tipos de finalidades; despertar o carisma, preparar o aluno para a conduta da vida e transmitir conhecimento especializado.

No que diz respeito a despertar o carisma, Weber refere-se ao despertar as habilidades inatas dos indivíduos, ou seja, sua capacidade natural.

O segundo tipo chamado pedagogia do cultivo, Weber propõe formar um tipo de homem culto com referencia à camada social para o qual se destina. Esse processo educacional assumia o aspecto de uma

qualificação cultural”, destinada à composição de determinados grupos (sacerdotes, letrados, intelectuais humanistas etc.) e a composição de aparatos administrativos.

O terceiro tipo é denominado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com