TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edução Tradicional em Moçambique

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  6.595 Visualizações

Página 1 de 9

Educaçao Tradicional em Moçambique 

1. CONCEITO

Considera-se a educaçao o processo de transmissão de toda riqueza cultural  de geração velha e experiente para geração mais nova e consequentemente integração desta na vida de adulto.

O estudo sobre o desenvolvimento histórico da educaçao começa com as formas de educaçao tradicional, pois, não é possivel analisar a ontogense semcontar com o período da infância pelo o qual todo o individuo passa.

Cada sociedade independentemente do nivel de desenvolvimento teve e tem sua próprias formas de educaçao tradicional ppr exemplo: as civilizações antigas egípsias, indiana, chinesa, grega e romana tiveram sistema de educaçao tradicional bastante desenvolvidos que hoje são bem conhecidos na historia da educaçao.

Cada sociedade na Africa negra também estava organizado em clãs, tribos, reinos, etc, comol objectivo de reproduzir a herança, cultural orientando-se para as necessidade existente em cada sociedade. Portanto, o sistema educaçao tradicional em Moçambique foi informal baseando-se no funcionamelismo e era dado ou seja decorria em forma de emitaçãode imitação (aprender-fazendo e correspondia á vida tradicional de diferentes comunidades que hoje compõem Moçambique de orige africana).

A educaçao é tao velha como a existência do próprio homem. Assim podemos dizer que a educaçao tradicional no nosso país tem longa históroria. É portanto, indiscutível que antes da penetração dos povos asiáticos e europeuss em Moçambique já existe sistema de educaçao tradiciona.

Cada sociedadepor mais simples ou complexa seja, tem sua própria maneira de treinar, instruir e educar os membros mais novos para o trabalho e para a vida.

Grupos étnico-culturais em Moçambique

*CABO DELGADO: Maconde, Macua, Muani e Nguni;

*NAMPULA: Macua;

*NIASSA: Jaua, Macua, Nhanja e Nguni;

*MANICA: Ndau, Tewe, Sena, Barué;

*SOFALA: Ndau e Sena;

*TETE: Angoni, Chewa, Nhungue, Sena, Senga e Zuzuro;

*ZAMBÉZIA: Macua-lomwé, Sena, Nharinga e Nhanja;

*GAZA: Changane, Machope e Matswa;

*INHAMBANE: Ndau, Machope, Matswa e Bitonga;

*MAPUTO; Ronga, Changane, Swazi e Zulo. De prigem estrangeira: Portugus, Paquitanês, Indiano, Chinês e Árabe.

3.Característica da educaçao tradicional africana.

   A educaçao tradicional africana tem um carácter social coletcivo. Neste contexto vai ao encontro das nessecidades materiais e espirítuais das sociedade. O objectivo primodialdesta educaçao é o desenvolvimento físico, moral e intelectual da criança e adolescente.

Alguns mal entendidos consideram a educaçao tradicional africana como primitiva e bárbara e tentam-ma excluir por completo dos sistema de educaçao moderna. Isso tem conduzido á desgraça económica, políticp e cultural no nosso continete. A educaçao tradicional deve andar lado a lado com a moderna. Em termo cronológico, a educaçao famíliar(tradicional) como dissemos atrás, é a mais velha de todos as instituições educacionais. Entre os povos primitivos e por longo periodo do desenvolvimento do homem, a educaçao tradicional era a única influência educativa na vida dos jovens gerações. Hoje em dia, a educaçao tradicional dificiente tem trazido consequências sérias para os graus posteriores da educaçao do indivíduo (é o que está acontecendo em Moçambique). Assim, ppde se ver grande papal social da família.

Moçambique comos seus 22 milhões de habitantes conta con diversos grupos étnicos ou tribos comum que acima nos referimos. Cada grupo étnico ou tribo significa neste sentido, uma comunidade com uma língua, usos e custumes, atitude em relação a vida comuns e por vezes vivendo no mesmo espaço territorial. Embora cada grupo étnico ou tribo tenha a sua proópria cultura ou tradição, ps objectivos da educaçao são idênticos havendo por vezes diferenças em metodologias.

4.Nascimento da criança.

   Em Moçambique e Africa-subsaariana emgeral, quando nasce uma criança há sermonia e ao dá-lhe nome dem. O nome era dado peles pessoas mais indicada pela da família alargada; no outro pelo tio ou tia., avó ou avô na presencasa de todos membros mais velhos da famílias (em algumas regiões pelo chefi da família na presença de todos membros mais velha da família alargad). Os nomes na sociedade africana não constitue apaenas uma identidade, mas tem também m significado filoófica, politico, outro serve da guia moral do indivíduo na sociedade.

5. Inicio da educaçao da criança africana

A educaçao da criança africana como todas as sociedade humanas., começa na infância. Nesta fase inicial,  a criança está intimamente ligada á mãe a alimenta, lava-a, etc. Até aos 5 anos de idade, a criança é ensinada a lavar-se, formas de comer, comportamento geral e socialização. Estes primeiro passos da educaçao são fatores muito decisivos no desenvolvimento posterior do indivíduo e a ultima parte deste periodo é caracterzada pela curiosidade. A criança a companha contentamente os gestos da mãe (a criança aprende facilmente,  por isso, deve-se evitar acções ou linguagem incorrectas na presença dela). O pai que geralmente passa a maior parte do diafora de casa, envorve a parte emocional da criança ou seve de elemento complementar á mãe. A criança apende a manipular simples objectos que a rodeiam. Nesta fase, a prendizagem da língua (materna)  joga um papel muito importante na socialização da criança em dodas as sociedades humanas. A mãe ensina a criança os nomes de objectos que a rodeiam e ela tenta dizer algumas  palavra, geralmente vai eriquecer o seu vocabulário. Naturalmente nesta fase de desenvolvimento, a criança é muito curiosa como atrás dissemos, sobre tudo o que a rodeia (faz muitas perguntas). Os pais estao normalmente preparados para satisfazê-la. Nesta fase a punição ou emulação tem efeitos psicológicos no comportamento da criança. Ela tem merecido louvor quando acção por ela praticada é a ceitavel na sociedade; pelo contrário ameaças ou tabus têm sido introduzidos pelos os pais para reprimir o mao procedimento da criança,  as vezes os castigos corporais ligeiros têm sido aplicadas.

  Quando a criança ja é capaz de transmitir uma mensagem, a esfera edicacional ultrapassa a fronteira famíliar,  apartir daí, os membros da família alargada e da vizinhança começa a ser envolvidos na educaçao da criança, ela leva mensagens para e de toda a vizinhança e há espectativa de que ela transmite as oa tempo exacto e com precisão (referente aos conteúdos). Esta actividade é muito importante no desenvolvimento de habilidades físicas e ajuda também ao desenvolvimento da faculdades mentais da criança sobre tudo quando são mensagens verbais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com