TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaine dependencia

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

sERVIÇO SOCIAL

seu nome

ATUAÇÃO DO (A)  ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA

[pic 3]Paulo Afonso

2015

seu nome

ATUAÇÃO DO (A)  ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA

[pic 4]

                             [pic 5]

Paulo Afonso

2015

SUMÁRIO

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO..............................................................4
  2. INTRODUÇÃO.........................................................................................................5
  3. PROJETO ÉTICO POLÍTICO NO COTIDIANO DO PROFISSIONAL ....................6
  4. PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL.............................................................................8
  5. CONCLUSÃO..........................................................................................................10
  6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................11
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
  • O CREAS foi implantado na cidade de Paulo Afonso-BA dia 01 de Abril de 2011 dando continuidade ao projeto PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos.
  • O serviço é desenvolvido através das  atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
  • O CREAS desenvolve  suas atividades e atendimento através  da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, desenvolvendo os seguintes  serviço: visita domiciliar; planejamento; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais;
  • Com base na definição expressa na Lei Nº 12.435/2011, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é uma unidade pública municipal ou regional que desempenha um papel, constituir-se em lócus de referência nos territórios desenvolvendo trabalho social especializado no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) famílias e indivíduos em situação de risco por violações de direitos.
  • O papel do CREAS e sua competência estão associados em um conjunto de leis e normativas que define a politica de Assistência Social e regulam o SUAS, portanto deve ser compreendidos a partir de sua definição do escopo da politica de assistência social e do SUAS com o objetivo de afiançar seguranças socioassistenciais na proteção social.
  • O trabalho na unidade inclui a coordenação técnica e administrativa da equipe constituída por educadores, assistente social e psicóloga.
  1. INTRODUÇÃO

                   O contexto contemporâneo exige que profissionais de diferentes áreas compreendam a dinâmica do sistema capitalista em seu estágio internacionalizado. Assim a compreensão da diversidade sócio-cultural por parte dos profissionais do Serviço Social é fundamental para uma atuação ético política consistente e coerente nesse contexto de contradições, em que emergem diferentes configurações das expressões da questão social. A discussão sobre aspectos ético-político-profissionais do Serviço Social e a questão da diversidade sócio-cultural é relativamente desafiadora tendo em vista que não existe acúmulo de produções bibliográficas na área relacionadas a esse assunto.

                   No entanto, a discussão é necessária, tendo em vista que falar em diversidade sociocultural no contexto contemporâneo é entender também como o sistema capitalista em seu formato mundializado e financeirizado envolve todas as questões da vida, sejam elas de caráter materiais ou espirituais. Nesse contexto de grandes complexidades, deve-se levar em conta que o Serviço Social, que se constitui em uma profissão pautada em princípios éticopolítico-profissionais construídos a partir de uma direção social clara na defesa das classes subalternas.

                  Para discutir o assunto, o trabalho explica a compreensão sobre a diversidade sociocultural e a segunda aborda o Serviço Social e os aspectos éticos políticos profissionais, relacionando-os com a questão da diversidade sociocultural. Na seqüencia é elaborada considerações finais para dar fechamento às questões discutidas. Ressalta também a proteção social especial (PSE), que destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados.

  1. PROJETO ÉTICO POLÍTICO NO COTIDIANO DO PROFISSIONAL

                  Nesse contexto, é preciso refletir as políticas sociais e os reais propósitos do Estado com a formulação das mesmas, descrevendo qual caráter elas possuem, visto que as políticas publicas deveriam ser uma forma efetiva de acesso aos direitos sociais e o assistente social, o profissional que viabiliza esse acesso de forma qualificada e democrática, sem condicionalidades ou regras institucionais que limite o exercício profissional e, principalmente, ponha em risco a efetivação do projeto profissional. As políticas sociais no Brasil, assim como o Serviço Social, têm em sua gênese profundas características do conservadorismo, em que realizavam ações tratadas como caridade e assistencialismo, pois não eram voltadas a garantia de direitos, mas como uma forma de conter as reivindicações das massas, principalmente da classe trabalhadora.

                  A Constituição de 1988 trouxe no âmbito dos direitos a formulação e regulamentação das políticas sociais, por meio da proteção social formada pela Seguridade Social que articula, ou deveria articular, a políticas de saúde, previdência e assistência social. Contudo, o ideário econômico do sistema neoliberal abalou a efetivação dessas políticas, precarizando os servidos oferecidos com políticas focalizadas, fragmentadas, despolitizadas e privatistas. E, em meio a esse contexto está o assistente social, que trabalha com a efetivação das políticas sociais em favor da universalização dos serviços públicos de qualidade. Por isso possui um projeto ético-político profissional, enquanto projeto societário, que o norteia para o enfrentamento das estratégias do Estado que perpassam o cotidiano profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (327.6 Kb)   docx (417.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com