TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos relacionado aos aspectos politicos

Por:   •  10/10/2015  •  Resenha  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

Elementos relacionados aos aspectos políticos econômicos, culturais e sociais.

As condições de trabalho dos assistentes sociais pioraram nas décadas de 1990 e de 2000 e seguiram igual tendência em estudos de outras categorias profissionais, em particular, e na classe trabalhadora como um todo.

Os impactos para o trabalho profissional são imediatos e fortemente condicionados pelo parâmetro institucionais, dadas as exigências colocadas pelas as agencias empregadoras e pela realidade do formato do conjunto de programas sociais. A tendência da alienação do trabalho está enraizada nas condições de trabalho propiciado pelo o estagio atual do modo de produção, por suas exigências de lucros, pelas contrarreformas de seu Estado, pela definição das politicas sociais como ênfase nos seus traços de assistencialização e financeirização. A contrareforma do Estado e o aumento da exploração no âmbito da fabrica capitalista determinam o ‘’empobrecimento’’ das politicas sociais e a redução dos direitos sociais da classe trabalhadora. As consequências das profundas alterações nas condições de trabalho, na forma de contrato da força de trabalho ocupada e na gestão da força de trabalho excedente determinam e tingem o trabalho do assistente social e a forma de contratação de força de trabalho. As múltiplas expressões da questão social tem o objetivo sobre o qual se incide o trabalho profissional, é importante reconhecer que um dos aspectos centrais da questão social hoje é a ampliação da precarização das relações de trabalho.

A globalização excludente e desigual estabelecer maior exposição das atividades econômicas nacionais á competição externa ao mesmo tempo em que estimula a incorporação de novos paradigmas tecnológicos e de gestão poupadores de mão-de-obra, objetivando a elevação dos padrões de produtividade e rentabilidade do capital. Os assistentes sociais estão sujeitos, como todo demais trabalhador, ás mesmas tendência do mercado de trabalho, sendo inócuo qualquer iniciativa isolada de cunho corporativista para a defesa de seu trabalho especifico. O problema da insegurança do trabalho ou da redução de postos de trabalho não é peculiar ao assistente social: o seu enfretamento exige, ao contrário as ações comuns que fortaleçam a capacidade de articulação e organização mais ampla de coletivos de trabalhadores.

Ao assistentes sociais funcionários públicos vem sofrendo os efeitos da reforma do Estado no campo do emprego e da precarização das relações de trabalho, tais como redução dos concursos públicos, demissão dos funcionários não estáveis contenção salarial, corrida a aposentadoria, falta de ação incentivo á carreira terceirização acompanhada de contratação precária temporária com perdas de direitos etc. Nos dias atuais a precarização e reflete aos baixos índices de salários, e subcontratação de empresas privadas.

A sociedade vem passando por mudanças, em transformações sócio – culturais, em novas demandas para profissões antigas e o surgimento de novas profissões.surge desde então, novos padrões, novas formas de ver e pensar o mundo, novas formas de consumo, novas estruturas familiares, novas formas de relações humanas. No trabalho, surge o conceito de “just in time”, ou seja, um melhor aproveitamento do tempo no processo produtivo.

As formas de gestão nas organizações também mudaram. Foram mudanças drásticas, significativas e que implicaram diretamente na vida das pessoas, nas relações interpessoais e na forma de organização e estruturação destas relações. Uma das grandes mudanças se refere ao avanço da tecnologia e da inserção desta no processo industrial produtivo. Diminuiu o número de operários nas fábricas, e aumentou o número de processos automatizados baseados em princípios da robótica e computação. Esse foi um dos elementos que passou a exigir do trabalhador uma maior qualificação, o capacitando para manusear as máquinas computadorizadas e também a sair do “chão de fábrica" e passar a trabalhar dentro dos escritórios, em funções administrativas. Além da qualificação, passou-se a exigir dos trabalhadores novas atitudes, sendo capcidade de visão e multifuncionalidade.

Dessa forma, surgiu uma nova classe de trabalhadores, os terceirizados, subcontratados, autônomos, profissionais sem direitos assegurados contratados por pequenas e médias empresas que não podem comportar os salários e seus encargos, mas necessitam de mão-de-obra qualificada para exercer a função.

Os conflitos institucionais é que surgem as politicas sociais como instrumentos de legitimação e consolidação hegemonica que contraditoriamente, sãopermeadas por conquistas da classe trabalhadora. Efetivamente as politicas sociais se constituem em instrumentos privilegiados de redução de conflitos, já que contem conquistas populares, sendo que esas são visas como concessões do estado, sendo a função social ou assitencial das politicas sociai: a prestação de serviços sociais e assistenciais –educação saúde pública, complementos salariais, serviços comunitarios etc.

E sua decorrente função politica: a legitimação do estado a diminuição e institucionalização das manifestações dos conflitos sociais. Essas políticas sociais desenvolvem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com