TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Que Trabalham Com Logística Reversa

Dissertações: Empresas Que Trabalham Com Logística Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 5

EMBALAGENS NATURA

O programa de logística reversa da Natura realiza estudos e monitoramento do ciclo de vida das embalagens recicláveis de seus produtos. O objetivo é recolher as embalagens usadas a fim de evitar os impactos causados pelo seu descarte no meio ambiente.

Esse projeto existe desde 2007 e todo o material recolhido é encaminhado para reciclagem. Funcionando nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a iniciativa já deu o destino adequado a cerca de 500 mil toneladas de resíduos.

PNEUS BRIDGESTONE

A fabricante de pneus no Brasil aplica o conceito de logística reversa ao receber os produtos em final de vida útil. Os pneus usados passam pelo processo de trituração e picotagem, resultando em fragmentos que são reutilizados.

Com esses fragmentos de pneu, é possível obter matéria prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos e borracha para vedação de peças de reposição para indústria automobilística.

APARELHOS PHILIPS

Para colaborar com a redução do lixo eletrônico, a Philips estabeleceu no Brasil um programa já existente em mais de 30 países. Os consumidores que possuírem aparelhos Philips poderão depositá-los nos postos de coleta credenciados pela marca, que ficará responsável por dar um destino adequado a eles.

Além de aparelhos da Philips, pilhas, lâmpadas e baterias de qualquer outra marca são recolhidos e encaminhados para uma empresa de tratamento, que fará a desmontagem e avaliação das peças quem podem ser reaproveitadas ou descartadas de forma correta.

WTORRE ENGENHARIA

A construção civil é a indústria que mais gera resíduos sólidos e a WTorre, uma das maiores empresas do segmento no país, realiza um trabalho de reutilização dos materiais que sobram em suas obras.

Com esse projeto, a construtora já utilizou o entulho das obras que realizou no WTorre Shopping Iguatemi e também dos escombros recolhidos na demolição da Cracolândia – conhecida como o reduto dos usuários de crack na cidade de São Paulo – para a recuperação do Parque Novo, uma área pública de lazer também localizada em São Paulo.

HP

Na Hewlett-Packard, por exemplo, o cliente pode solicitar a retirada gratuita do aparelho pelo site da empresa, serviço disponível também para os itens de impressão, que contam ainda com ecobins espalhados pelas HP Stores, lojas da Kalunga, Saraiva e futuramente também no Carrefour.

“Os produtos passam por processos de manufatura reversa e retornam como matéria-prima para a reinserção em novos produtos ou em outros segmentos industriais”, diz Kami Saidi, diretor de operações e sustentabilidade ambiental da HP, que em 1987, reciclou seu primeiro computador. Dois anos depois, passou a utilizar a logística reversa inicialmente para recolher baterias, seguidas depois pelos toners e hardwares. Já os cartuchos são reciclados por uma central com capacidade para receber mais de 1,2 milhão de unidades ao ano. Atualmente, a HP soma 900 mil toneladas de produtos e suprimentos de impressão reutilizados.

P&G

A P&G Brasil e a WiseWaste anunciam a parceria no projeto inédito de logística reversa de materiais recicláveis na cidade de São Paulo. Desde fevereiro realizam coleta de embalagens pós-consumo diretamente de cooperativas, pontos de entrega voluntária e na própria indústria e transformam em materiais para as ações de marketing promocional das marcas P&G no varejo.

O primeiro grande passo da iniciativa já está sendo implementado em 125 lojas da rede Extra Hiper em São Paulo. Os novos displays da campanha 3D White da marca Oral-B foram produzidos a partir de material plástico de polipoprileno, um dos componentes das embalagens da P&G. Este conceito é conhecido como Ecologia Industrial, onde resíduos de um sistema se transformam e matéria-prima para outro.

JOHNSON CONTROLS

A Johnson Controls, líder mundial na fabricação de baterias automotivas e com fábrica instalada no município de Sorocaba, SP, anuncia o lançamento pioneiro de uma ferramenta, via web, de recolhimento e controle de baterias usadas em todo o Brasil.

Na prática, o recurso via internet cadastrará todos esses estabelecimentos para que se tornem oficialmente pontos de coleta das baterias retornadas pelo consumidor. "A Johnson Controls utilizará a estrutura deste programa via web para retirar, monitorar e destinar corretamente todas essas baterias usadas para uma recicladora ambientalmente adequada. São mais de 20 mil pontos de coleta, que nos permitirão recolher um número crescente de baterias inservíveis", afirma o executivo.

Como funciona

Os estabelecimentos comerciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com