TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME – “QUANTO VALE OU É POR QUILO”?

Por:   •  7/9/2015  •  Exam  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  3.660 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME – “QUANTO VALE OU É POR QUILO”?

1) Existe relação entre o texto "Pai e mãe", de Machado de Assis, e o filme "Quanto vale ou é por quilo"?

R: Sim, o texto “Pai e Mãe, e o filme Quanto Vale ou e por quilo, fala sobre a história de uma fuga, sobre uma escrava alforriada, ocorrido no século XVIII, nos mostra uma comparação entre o comércio de escravos e também a atual crise que estamos vivendo, relata a história do capitão-do-mato que captura uma escrava fugitiva e a encontra e entrega para o seu dono. E nos mostra os dias atuais que estamos presenciando, onde nos mostra que existe uma Ong que tem um Projeto de informática em uma Periferia precária, tendo uma funcionária que trabalha nesse projeto e acaba descobrindo que os computadores são superfaturados, existindo a corrupção. A relação entre o texto e o filme nos mostra a violência, a corrupção, a injustiça a desigualdade e nos faz refletir sobre o mesmo que estamos vivendo nos dias e hoje.

2) Qual a relação do filme com documentos históricos? É mais fácil construir narrativas históricas baseando-se nesses documentos?

R: O filme mostra claramente momentos fortes, que marcaram nossa história, mostra como era feita a comercialização de negros na época da escravidão, o quanto era sacrificante um escravo conseguir sua carta de alforria mesmo trabalhando durante toda sua vida, ainda tinha que trabalhar muito mais para conseguir a tão sonhada “liberdade”.

Acreditamos que a construção de narrativa histórica tonar-se muito mais fácil de se fazer quando é baseada em documentos reais, pois os fatos que são apresentados já foram registrados de forma concreta, só é preciso tomar cuidado para não fugir da realidade e acrescentar dados fictícios que possam modificar drasticamente a real história narrada.

3) O filme apresenta alguma denúncia? Qual?

R: Sim, o filme apresenta denúncia. A exploração social, passando a idéia de que pobreza e miséria são como um produto que poder ser vendido ou negociado. A violência contra a mulher e a atual situação dos negros no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com