TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quanto vale? O filme quanto vale ou é por quilo

Por:   •  12/2/2016  •  Resenha  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  1.593 Visualizações

Página 1 de 5

 O filme quanto vale ou é por quilo? Dirigido por Sergio Bianchi é uma reflexão que me leva a optar pela pertinência da categoria pobreza, para me referir à realidade socioeconômica da sociedade brasileira.

A comparação do passado com o presente, são semelhantes as situações de dominação social e econômica mostradas, onde estão inseridos em um cenário de poder público, que é representado pelo Estado, empresas privadas e pelas sociedade civil que no filme em questão é representada pelas organizações não governamentais.

Como cita Lotta (2010): 

 “O objetivo inicial compreender o processo de implementação de políticas públicas no nível local em áreas de alta concentração de pobreza, analisando como as dinâmicas, práticas e relações dos agentes implementadores permitem conectar o poder público à população. Para tanto, estudamos a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e do Programa Saúde da Família, e procuramos avançar na discussão sobre os “burocratas de rua” e a particularidade do ACS enquanto tal, refletindo sobre a maneira como se dão esses aspectos na realidade quando, em especial, temos um agente implementador que é também morador da área de ação da política”.  

 

Bianchi quer demonstrar que entre o passado de escravidão e o presente de liberdade e democracia, continua em declínio, onde na desigualdade social o seu maior produto continua sendo a miséria e a pobreza. A miséria e a pobreza retratada no filme são responsáveis de forma indireta pela da desigualdade social histórica brasileira de ontem e  de hoje.

Podemos perceber através de cenas com as crianças que vivem na miséria e abandonadas nas ruas, tomando banhos em fontes, gravidas vivendo em situações precárias e em sua maioria ficam perambulando entre automóveis pedindo esmolas, lavando para-brisas, vendendo balas e entre outros.

Frey (2000) retrata em seu texto “ Politicas Publicas: Um debate” : 

“No que diz respeito à prática cotidiana do pesquisador ou analista de políticas públicas, não se deve negligenciar o fato de que as próprias circunstâncias referentes aos interesses do solicitante da pesquisa e às constelações das forças políticas, mas também às limitações no tocante aos recursos disponíveis (tanto humanos e financeiros quanto de tempo), costumam influenciar o processo de formulação do projeto de pesquisa”.

Outro aspecto no texto de Frey(2000) é a discussão sobre a fragilidade das instituições democráticas e a coexistência de comportamentos políticos-administrativos modernos e tradicionais. É apresentado o questionamento clássico “o que é um bom governo e qual é o melhor Estado para garantir e proteger a felicidade dos cidadãos ou da sociedade” originado ainda em Platão e Aristóteles, a análise das forças políticas cruciais no processo decisório e os resultados que determinado sistema político têm produzido.

Bianchi retrata isto em seu filme através da empresa Stiner Empreendimentos Assistenciais, empresa especializada em Marketing Social que presta consultoria, elabora e executa projetos assistenciais para melhorar a imagem de grandes empresas. Começa a assessorar também entidades assistenciais em projetos de comunicação e captação de recursos junto a empresas e órgãos públicos.

O governo e algumas entidades e ONGs lucram com as campanhas que arrecadam benefícios e melhorias, que em sua maioria não chegam aos que necessitam realmente, essas relações de subordinação, exclusão e aproveitamento daqueles que possuem um poder aquisitivo e politico em relação a população que possuem uma classe econômica menos favorecida buscam se promover politicamente, midiaticamente e acima de tudo financeiramente.

Outra aspecto que retrata o filme são a construção de presídios, Bianch faz uma comparação dos presídios com o navio negreiro, onde no passado os senhores alimentavam e cuidavam dos escravos para que o trabalho fosse realizado, já no presente  muitos  visam os presídios como forma de uma nova renda, pois a maioria das famílias aos visitarem os presos gastam com alimentação e transporte e é o governo e a sociedade que mantem os presos.

Ao analisarmos o filme Quanto vale ou é por quilo?  Podemos afirma que é possível articular o texto e com a temática da pobreza e privação de direitos evidenciados no filme.

 No Brasil a pobreza não é só resultado dessa herança histórica que ocasionou essa disparidade econômica, mas também da falta de acesso à educação de qualidade, uma política fiscal injusta, baixos salários e dificuldade da população em desfrutar de serviços básicos oferecidos pelo Estado, como saúde, transporte público e saneamento básico. 

Examinar desigualdades territoriais das condições de saúde e de educação bem como da sua dependência em relação à pobreza permite, portanto, observar dimensão relevante das relações entre democracia e desigualdade, que não podem ser deduzidas diretamente quer da vigência de um regime democrático quer do desenho das políticas públicas. (Arretche; Fusaro; Gomes, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com