TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de História e Aquestão Ambiental

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 9

Amina Fernando Aiuba[pic 1]

Jhon José Sábico

Mário José Araújo

O ensino de História e as questões contemporâneas - A questão ambiental

Licenciatura em Ensino de História com Habilidades em Documentação

Universidade Rovuma

Extensão de Montepuez

2019

Amina Fernando Aiuba[pic 2]

Jhon José Sábico

Mário José Araújo

O ensino de História e as questões contemporâneas - A questão ambiental

Trabalho de carácter avaliativo a ser entregue no DCSF, na cadeira de Didáctica de História III / Prática Pedagógica de História II, 3°Ano/2°Semestre

Docente: MA. Tito Paulo da Costa Leveque

Universidade Rovuma

Extensão de Montepuez

2019[pic 3][pic 4]

Índice[pic 5]

Introdução        3

1. O ensino de História e as questões contemporâneas - A questão ambiental        4

1.1. Pressupostos básicos        4

1.2. Objectivos do Ensino de História        5

1.3. A Importância de se Ensinar a Disciplina de História        5

1.4. O ensino de história e a questão do meio ambiente.        6

1.5. Dificuldades de aproximação entre o Ensino de História e o Meio Ambiente        7

Conclusão        9

Bibliografia        10

Introdução

A História enquanto disciplina básica na formação de cidadãos, adoptada como parte integrante do ensino regular dos países, como é o caso do Brasil, enfrenta inúmeros desafios. Um deles é a dificuldade relacionada à contribuição que pode dar a uma questão fortemente presente nas sociedades contemporâneas, que permeia todos os horizontes de expectativas das populações humanas agora e do futuro: a questão do meio ambiente. O presente trabalho tem como tema: O ensino de História e as questões contemporâneas - a questão ambiental.

Objectivo Geral:

  • Analisar o ensino de História e as questões contemporâneas no que diz respeito a questão ambiental.

Objectivos Específicos:

  • Definir os termos ensino, história, ensino de história, meio ambiente;
  • Identificar a sua importância para a formação dos alunos na preservação do meio ambiente;
  • Descrever o papel do aluno como formando de modo a conservar o meio social e histórico.

Quanto a metodologia usada na realização do presente trabalho foi a consulta de referências bibliográficas que debruçam a cerca do tema em destaque, que consiste na leitura e interpretação dos dados, os respectivos autores estão citados dentro do trabalho e vem na bibliográfica.

A organização importa referir que os conteúdos estão sequenciados de acordo com amplitude da sua complementaridade lógica, partindo da introdução que faz a apresentação do tema, sugerindo objectivos a serem alcançados e apresenta o método pelo qual usado na elaboração do mesmo: o desenvolvimento onde e analisada o próprio tema e a conclusão que trás a culminância dos factos abordados.

1. O ensino de História e as questões contemporâneas - A questão ambiental

Falar do ensino de História atrelado a Educação Ambiental é reflectir acerca dos problemas sócio ambientais que estão postos frente à sociedade actual. Dessa forma, buscamos com essa possível ligação galgar o entendimento da História enquanto área do conhecimento fazendo com que esta se debruce sobre o seu ambiente.

1.1. Pressupostos básicos

  • História

É uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. É a ciência dos homens no tempo e no espaço. (BLOCH, 1929 apud MONIOT, 2011:40).

  • Ensino

É a acção e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.

  • Ensino De História

Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém em aspectos históricos.

  • Meio Ambiente e educação ambiental

A educação ambiental, portanto, é a acção educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. (FLORIANI & KNECHTEL, 2003:51).

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a colectividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Para HELLER (1985:142), a educação ambiental, portanto, é a acção educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.

1.2. Objectivos do Ensino de História

A história ensinada serve para ajudar a criar identidades, mas serve principalmente para que as pessoas reconheçam-se como sujeitos, como parte também de um colectivo, conheçam suas possibilidades e limitações de acção na história. Desta forma, serve também para questionar identidades inventadas, para estimular a participação dos indivíduos nas práticas da cidadania”. (MONIOT, 2011:42). Listamos alguns dos objectivos do ensino de história:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com