TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquema De Capitulos De Pesquisa

Artigo: Esquema De Capitulos De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Mais para que acontecesse a efetivação dessa garantia de direitos, houve um grande processo histórico, pois segundo Silva(2007), para efetivação de políticas públicas o serviço social foi uma das profissões que lutou muito para a efetivação dessa conquista.

Pois foi na década de 50 e início da década de 60 que aconteceu no brasil uma crise dos padrões de acumulação capitalista, e com esta crise a política social fica em segundo plano, nessa época o que teve uma medida significativa foi a instituição e regulamentação da Lei Orgânica da Previdência social, porém com a renúncia de Jânio Quadro, João Goulart assumi a presidência do brasil, e este impõe alguns investimentos multinacionais tendo em vista um severo controle do lucro. (SILVA, 2007).

Todavia é neste período que a população brasileira começa a ter um olhar crítico a realidade, tendo assim um pensamento consciente com relação ao engajamento de setores sociais, com esse ocorrido estes lutam por uma política externa independente. Os participantes desta luta foram operários, camponeses, estudantes, e intelectuais, estes lutavam por conquistas de melhorias.

Verifica-se nessa conjuntura, um período de gestação da consciência nacional-popular, com o engajamento de amplos setores sociais na luta pelas reformas estruturais e reformas de base, com especial atenção para uma política externa independente. Os processos de conscientização e politização atingem operários e camponeses, estudantes e intelectuais, com a presença de ligas camponesas, sindicatos rurais, movimento de educação de base (MEB), centros populares, movimento de cultura popular, ação popular e outros. (SILVA, 2007, P. 27).

Esse é o momento em que a questão social é enfrentada, a população briga por melhorias na educação, ampliação da legislação trabalhista ao trabalhador rural, etc. (SILVA, 2007).

Este período segundo a autora é marcado por imposições dos militares, este se impõe desde a posse do atual presidente da época Goulart. Todo esse contexto traz para o serviço social mudanças significativas, pois é nesse período que há duas vertentes em lutas, uma por mudanças e a outra por conservar como estava o serviço social.

Uma das vertentes era a conservadora, que esta era aquela que cada vez mais era absorvida pelo estado, nesse período não havia divergências entre as instituições atuantes dos profissionais, ou seja, não havia um olhar crítico por parte do serviço social para a realidade. (SILVA,2007).

De um lado, o serviço social é cada vez mais absorvido pelo estado, a partir do seguinte quadro de referências: o objeto de intervenção profissional se configura pelas disfunções individuais e sociais; os objetivos se voltam para a integração social, não se verificando divergências entre os objetivos institucionais e os profissionais {...}. (SILVA, 2007,P.28).

Já a outra vertente foi composta por um pequeno número de assistentes sociais que começaram ter um olhar crítico a realidade, esses começaram a ter conscientização em função de haver mudanças no campo profissional, pois foram estes que perceberam as contradições existentes que havia necessidade de mudanças. (SILVA,2007).

Por outro lado, um reduzido setor da categoria profissional é influenciado pelo novo posicionamento dos cristãos de esquerda, que colocam a conscientização e a politização em função das mudanças estruturais. (SILVA, 2007, P. 28).

No período de 1964 a 1985, houve o contexto da ditadura militar, foi este um momento em que o serviço social é bastante marcado. É no período da ditadura que o serviço social ganha mais um debate no meio profissional, embora ainda em uma perspectiva modernizadora abre-se um debate com relação a teoria e o método desta profissão. (SILVA,2007).

O serviço social brasileiro é bastante marcado por essa conjuntura. Contraditoriamente, enquanto tem freada, no início do novo regime militar, a sua vertente crítica emergente, é bastante reforçado, do ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com