TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulo de pesquisa

Por:   •  5/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Bacharelado em Direito

Período   9 Turno: Noite

Disciplina: TCC II

Professora:

Aluno:              matricula

ASSÉDIO MORAL E AS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE DOS COLABORADORES QUE TRABALHAM POR METAS E PRAZOS

 

Teresina

2015

    O estudo far –se- a através de pesquisa bibliográfica dos autores que contribuem para analise do assedio moral existente no ambiente de trabalho .  Marie France Hirigoyen, Heiz Leymann .

  Maria Aparecida Alkimin .Marie-France Hirigoyen relata  casos reais em sua obra   que descreve características do assediador e do trabalhador vitímizado. Também enfatiza os danos socioeconômicos e à saúde do trabalhador.

     A partir dessa obra, a discussão sobre esse tema ganhou proporções internacionais, inclusive com repercussão muito importante na esfera jurídica.  Em sua pesquisa enfatizou quando assédio moral é recente existe ainda uma possibilidade de reação ou uma esperança de solução além dos  sintomas físicos que são, no inicio, parecidos com os do estresse, o que os médicos classificam de perturbações funcionais: cansaço, nervosismo, distúrbio do sono, enxaquecas, distúrbios digestivos, dores na coluna.

    No decorrer da elaboração da monografia a coletas de dados será fundamental para constatação para tais sintomas apresentados pela autora assim confirmando ou confrontando com suas observações.

  Heiz Leymann como Marie-France Hirigoyen analisou entrevistas que realizou  com um grupo de pessoas  observando fatos de assedio moral ocorridos no ambiente de trabalho e seus efeitos sobre a saúde de cada uma delas e fez um comparativo de uma dano moral ao assedio moral propriamente dito.

   Essa pesquisa serviu para demonstrar que um julgamento de uma pessoa que se diz assediada, sem prova de problemas em sua saúde, por exemplo, não é assédio, pode ser um dano moral decorrente de situação vexatória, por exemplo, mais não é assédio, porque o assédio traz reflexos na saúde psíquica e/ou mental do assediado. Assim somando com os sintomas apresentados por Marie-France Hirigoyen.

  Buscando outra fonte de pesquisa e voltada para o universo Brasileiro a autora  Maria Aparecida Alkimin, apesar de não realizar pesquisa de campo como os  e sim mais voltado para lado jurídico  sobre assédio moral ela analisa que é uma espécie do gênero dano moral, e acrescenta que a vítima do assédio moral sofre de imediato os efeitos do dano extrapatrimonial de forma sistemática.

 Ao agredir a honra do empregado, humilhando-o perante colegas, bem como o dano indireto ou reflexivo, ou seja, a conduta ilícita patronal gera de forma indireta prejuízo patrimonial e por via reflexiva um dano moral, como por exemplo, o desvio ou rebaixamento funcional que gera redução salarial com conseqüente prejuízo econômico-financeiro e fere a dignidade do trabalhador.

  Maria Aparecida Alkimin, também classifica em comum aos demais autores  em ativo e passivo os sujeitos, podendo ser o sujeito ativo (assediador) o empregador ou qualquer superior hierárquico, colega de serviço ou subordinado em relação ao superior hierárquico; sujeito passivo (vítima/assediado) pode ser o empregado ou superior hierárquico no caso de assédio praticado por subordinado.

  Falta a concluir a analise das obras para fazer um perfil das consequências na saúde dos trabalhadores e as entrevistas para enfatizar a o estudo realizado pelos autores sobre os sintomas apresentado pelo assedio moral nos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com