TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategias De Comunicação

Casos: Estrategias De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 9

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Éder Clóvis de Oliveira1

Juliana de Oliveira Mendonça Ribeiro2

Rogério Tenório de Moura3

RESUMO

A comunicação pode ser considerada o processo social básico, primário, porque é ela que torna possível à própria vida em sociedade. Vida em sociedade significa troca, intercâmbio, esse eterno toma lá, dá cá entre as pessoas. E todo intercâmbio entre os seres humanos só é realizado através da comunicação. Se a base da sociedade é a economia, a base da economia é a comunicação e transformou-se numa grande indústria e num grande comércio, que movimentam muitos bilhões de dólares por ano. A comunicação e a informação determinarão o fracasso ou o sucesso de empresas e negócios nas próxima décadas, mudará a estrutura dos mercados, o comportamento dos clientes internos e externos, e conseqüentemente as relações de trabalho. Com o tempo, vai impactar toda a vida social, os valores, a política e a cultura de forma indelével, porém definitiva.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Informação, Economia, Empresas.

INTRODUÇÃO

As corporações estão passando por fantásticas transformações nas últimas duas décadas, num processo que continuará nos próximos anos, com conseqüências ainda mais imprevisíveis, tal a velocidade e a natureza das mudanças. O impacto da informação já redesenha as empresas e o universo dos negócios, mas está apenas começando.

Apesar de toda essa importância vista na comunicação e na informação, cada vez mais acessível em qualquer parte do planeta, vale lembrar que não se pode esquecer dos valores e os potenciais humanos dentro de uma empresa.

Informação X Comunicação

A informação é unilateral, ou seja, exige apenas transmissão. A informação é a matéria prima da comunicação, mas existe independente da comunicação.

Enquanto que a comunicação é um processo bilateral, exige transmissão/recepção. Quando o receptor interpreta a informação, realiza-se a comunicação.

Importância da Comunicação

Em tempos de Internet, onde prevalece a informação rápida e qualificada, a comunicação truncada não tem vez. Os especialistas continuam com a razão: a empresa ou o ser humano que não se comunica, ou tem pouco para contar ou tem muito para esconder. Em qualquer uma das situações expostas, ele estará sujeito a desvantagens em seus negócios.

Hoje, as empresas sabem que comunicar não é apenas um dever, mas um fator estratégico para conseguir alcançar o sucesso de seus negócios e a conquista da opinião pública.

Comunicação externa

Não menos importante do que a simples divulgação de produtos ou serviços, a comunicação externa é poderosa ferramenta para a empresa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas, é um instrumento fundamental para construir e solidificar a imagem empresarial.

Uma política de comunicação externa clara e definida é reconhecida como fator estratégico para o sucesso da corporação.

A princípio, pode parecer fácil implantar uma política de comunicação externa em uma empresa. Mas não basta definir princípios e traçar estratégicas. Criar e implantar uma política de comunicação é uma tarefa árdua antes de tudo, e quase sempre, é preciso mudar mentalidades e a própria cultura da empresa, não apenas da alta direção, mas principalmente, da média gerência.

Quando se fala em mudança de mentalidade, pode-se imaginar uma empresa como a Volkswagem, com cerca de 400 diretores, gerentes e supervisores, pessoas que, de alguma forma, controlam as informações em suas áreas. Em muitos casos, sentem-se donas das informações ou inseguras por terem de compartilha-las. Ainda há o medo de que a divulgação possa prejudica-las.

No oposto a isso, outros entendem que informação é o poder e querem usá-la para atender a seus projetos pessoais, mais do que aos interesses corporativos.

Essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de uma corporação, em todos os níveis, entendam a importância da comunicação para a empresa. É preciso haver a consciência de que a informação tem valor estratégico para empresa e faz parte do negócio.

A política de comunicação externa de uma empresa deve ser norteada por alguns princípios e o principal deles é a consciência do dever de informar à sociedade sobre suas atividades. A corporação precisa respeitar o direito democrático e universal à informação.

Por isso, deve exercer a transparência. A sociedade tem direito à informação e as ações de comunicação empresarial, para o público interno ou externo, visam informar e esclarecer.

Comunicação interna

A comunicação interna da empresa tem um papel fundamental na criação da cultura colaborativa. A interação entre todos os componentes que fazem o cotidiano das organizações é a própria essência do fluxo que deve ter essas informações que levam ao saber coletivo.

Pesquisas demonstram que as empresas que buscaram a feição humana motivaram e deram ferramentas para seus funcionários criarem e administrarem a própria comunicação, foram as que mais disseminaram seus valores para a sociedade e colheram resultados.

Recomenda-se que a comunicação interna esteja calcada em elementos centrais da cultura administrativa que se transformam na percepção de como fazer, com que métodos, de que modo e sob a orientação de quais valores. Considera-se boa à comunicação em uma empresa, quando se define objetivos claros, busca recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, empenha-se na motivação das pessoas, sabe buscar e compartilhar as estratégias mais adequadas para atingir os fins visados e, ainda, avalia e divide resultados.

Realizar tudo isso não é simples, quando se trata de administrar a comunicação interna. Existem muitas dificuldades, porque implica a gestão de pessoas, de processos e de resultados, o que impõe, de cara, alguns obstáculos. Algumas grandes corporações historicamente não exercitam a preocupação com seus relacionamentos internos relacionamentos que têm com complicador o fato de o público interno não ser composto por grupos homogêneos. Eles dividem-se em vários segmentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com