TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutrura De Mercado

Artigos Científicos: Estrutrura De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRUTURA DE MERCADO

Introdução:

Com o fortalecimento e consolidação da Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX, foi possível perceber o aumento na oferta e na demanda de bem e serviços, nunca antes visto, o que certamente proporciona a concorrência entre as empresas e também a concentração do poder econômico-financeiro.

Neste período também surgiram as grandes corporações, que possuíam em seus cofres uma soma volumosa de capital, o que proporciava altos investimentos e fortalecia a concorrência, pois quando as grandes concorriam, sufocavam as menores, era possível prever que uma grande sucumbia. Sabendo de tais dificuldades e incertezas do mercado, na tentativa de estabilizar o mercado e sua luta competitiva, muitas empresas acabaram utilizando de fusões.

As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos de como os modelos estão organizados, destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro. As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais:

1- Número de firmas produtoras de mercado;

2- Diferenciação do produto;

3- Existência de barreiras à entrada de novas empresas.

Conceito:

Mercado é um conjunto de pontos contados voluntários entre vendedores e compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretizam os negócios.

Determinantes das estruturas de mercados: São dois os elementos que determinam as estruturas mercadológicas nas quais acontece a atuação das firmas: a quantidade de agentes e a natureza do produto final ou serviço ou do fator de produção.

A quantidade de agentes – mas, principalmente, pela forma de atuação e não pela quantidade de agentes. O comportamento dos agentes diz respeito, à existência ou não de reações entre eles, quando as decisões particulares entrarem em cena. Podem surgir duas possibilidades:

Mercados atomizados, presença de grande quantidade de agentes em que as decisões individuais dos agentes não influenciam as decisões dos demais agentes concorrentes. Os indivíduos atuam como tomadores de preços e, isoladamente, jamais pressionarão o preço que vier a ser ditado pelo mercado. Essa situação ocorre nos mercados concorrenciais.

Mercados não atomizados, onde existem poucos agentes (mercados não concorrenciais) e a decisão de qualquer um deles terá influência sobre as decisões dos demais. Neste mercado aos agentes conseguem, em certas circunstâncias, ditar preços.

As principais estruturas de mercado:

Concorrência perfeita: Para que um mercado seja caracterizado como concorrência perfeita, são necessárias algumas condições:

- Grande número de compradores e vendedores, de forma que nenhum possa influenciar o outro, nem o equilíbrio de mercado;

- Não existe diferença entre os produtos, eles são considerados substitutos perfeitos (homogêneos);

- Não existem barreiras à entrada de novos produtores no mercado;

- Como os produtos são padronizados e existem grandes números de compradores e vendedores, atitudes isoladas não vão influenciar as condições desse mercado. Os produtores não conseguem determinar preços.

Nesse modelo de mercado, cada produtor operaria com a maior taxa de eficiência, seu produto teria o mais baixo custo e o lucro seria o mínimo necessário para manter a empresa em funcionamento.

Exemplo de mercado com estruturas próximas da concorrência perfeita são os produtores de hortaliças e os vendedores de picolé numa área de lazer.

Monopólio: O monopólio puro é o extremo oposto da concorrência perfeita. Existe apenas um vendedor, só uma empresa, dominando a oferta do produto no mercado. As empresas monopolistas conseguem influenciar e determinar os preços que vão oferecer seu produto no mercado.Não há no mercado produtos substitutos (produto único). Não há empresas competidoras, existem barreiras a entrada de novos produtores nesse tipo de mercado, o ingresso é impossível neste mercado.

Tipos de barreiras:

a) Existência de economias de escala.

b) Controle sobre o fornecimento de matéria-prima.

c) Posse de patentes.

d) Concessão de monopólio legal.

Devido à dominação que existe nesse modelo de mercado, as empresas dificilmente recorrem à publicidade.

Oligopólio: È um tipo de mercado que reúne características da concorrência perfeita e do monopólio.

Pequeno número de empresas dominando a venda ao mercado (geralmente de grande porte).

Produzem produtos diferenciados ou padronizados (heterogêneos).

Como há um pequeno número de empresas dominando o mercado, poderá ocorrer controle de preços como acordos, conluios. As empresas procuram diferenciar os seus produtos, o que vai influenciar nos preços.

As empresas criam barreiras à entrada de novos concorrentes, se novas empresas entram no mercado as grandes vão procurar derrubar as pequenas.

Concorrência monopolística (imperfeita): São as empresas que se situam entre os dois extremos, o da concorrência perfeita e do monopólio.

- Grande número de empresas praticamente homogêneas.

- Existe diferenciação entre os produtos, através de marcas e patentes (heterogêneos) e por características como qualidade, marca (grife), padrão de acabamento, assitência técnica.

- Cada um age como se fosse monopolista do seu próprio produto, já que este é diferenciado dos demais.

- O grau de diferenciação possibilita ao produtor controlar os preços do seu produto, mas em menor escala comparada ao monopólio e oligopólio.

- Existe uma barreira “natural” a entrada de novos concorrentes, para entrar nesse mercado ele deverá criar um novo produto.

Oligopsônio: Tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas, de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com