TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Exames: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  202 Visualizações

. Qual dessas abordagens vocês consideram mais “adequadas”. Argumente.

3. O que define a psicologia das transições?

4. Defina e exemplifique as “transições antecipadas”, “não antecipadas” e aquelas denominadas "não eventos".

5. Expresse o que vocês entendem sobre a teoria dos papeis e qual é a sua relação com as formas de compreender a vida adulta.

6. Resuma em tópicos as idéias de Jung e Erik Erikson sobre o desenvolvimento do adulto.

7. Sobre as concepções acerca do desenvolvimento adulto, construa uma crítica sobre as idéias de Jung, Erik Erikson E Levinson, considerando sua abordagem de compreender a vida adulta.

8. Utilizando como base o modelo de compreensão dos teóricos estudados, como vocês organizam sua teoria da vida adulta. Construa sua concepção.

Resposta da 1° questão:

"A perspectiva contextual articula o desenvolvimento na vida adulta com aspectos do contexto social, econômico e cultural no qual ela se insere. Neste sentido, deslocam a ênfase freqüente em variáveis intrapessoais como explicativas de processos de desenvolvimento na vida adulta, para enfatizar o impacto de forças ambientais.Pesquisadores como Rosenbaum (1979) e Kanter (1977) investigaram o impacto do ambiente organizacional sobre problemas de transição tais como a popularmente denominada “crise da meia idade”.

"Os autores desafiaram a visão corrente de que a crise da meia idade é um processo resultante da confrontação do sujeito com o processo de envelhecimento. Eles sugeriram transferir o foco para o impacto de variáveis do mundo do trabalho e empresarial. Rosenbaum (1979) descreveu o padrão de promoções

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com