TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Usuários Da Informação

Monografias: Estudo Dirigido - Usuários Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo dirigido n. 2

1. Compare a técnica de questionário à de entrevista, enumerando vantagens e desvantagens de uma em relação à outra.

O questionário consiste numa lista de questões a serem propostas pelo pesquisador junto aos informantes para obtenção de dados e a entrevista é uma conversa cujo objetivo é recolher dados, informar e motivar.

Questionário Entrevista

Mais rápido Contato direto com o entrevistado

Barato Possibilidade de esclarecer dúvidas

Maior alcançabilidade Permite captar reações

Maior liberdade ao respondente Mais caro em relação ao questionário

Menos distorções Maior índice de respostas

Dificuldade para esclarecimentos Entrevistador pode influenciar entrevistado

Questões podem ser inadequadas

Índice de respostas baixo

Dúvida quanto à espontaneidade das respostas

Dificuldade de controle das etapas

2. Questionários podem ser compostos de perguntas abertas, fechadas, ou serem mistos. Enumere algumas vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de pergunta.

Questionário aberto: Permite uma investigação mais precisa e detalhada sobre certo assunto e permite identificar o posicionamento do entrevistado, porém consiste numa difícil tabulação e análise dos dados coletados;

Questionário fechado: Fácil tabulação de dados, mas com respostas restritas;

Questionário misto: Tabulação de dados mais simples, mas que permite complemento de respostas visando a melhoria da coleta.

3. Entrevistas podem ser estruturadas, não-estruturadas ou semi-estruturadas. Descreva cada uma dessas técnicas de coletas de dados.

Estruturadas: Possui um esboço ou roteiro que é seguido pelo entrevistador;

Não-estruturadas: A iniciativa parte do entrevistado, que tem liberdade para falar quando quiser, com pouca ou nenhuma intervenção do entrevistador;

Semi-estruturadas: Feita parcialmente com questões estruturadas, permitindo aprofundamento em tópicos considerados importantes pelo entrevistador.

4. Explique o que é o pré-teste e porque se recomenda a sua aplicação.

O pré-teste é a aplicação de uma versão preliminar de um questionário a um grupo de indivíduos. É importante que se faça essa aplicação para identificar possíveis erros no questionário como perguntas mal formuladas ou formato inadequado para o tipo de público a que se destina.

5. Escreva um texto descrevendo a técnica de Delfos. Seu texto deve contemplar: aplicabilidade da técnica, diferença entre a técnica de Delfos e a aplicação de questionários e procedimentos metodológicos para a preparação e condução da técnica.

A técnica de Delfos é uma técnica para a previsão do futuro. Seus objetivos são: servir como método de estudo no processo de pensamento sobre o futuro; ser uma maneira de ensinar às pessoas a pensar no futuro numa forma mais complexa do que os meios comumente utilizados; servir de ferramenta ao planejamento, como auxílio de sondagem de prioridades feita por membros de uma organização ou comunidade.

Na técnica de Delfos os entrevistados são geralmente especialistas nos assuntos que estão sob objeto de investigação e que irão responder isoladamente as questões colocadas pelos pesquisadores.

Os estudos começam com os pesquisadores fazendo uma consulta informal junto a alguns entrevistados, no sentido de descobrir quais os eventos significantes que irão acontecer num assunto ou problema específico dentro de um determinado período de tempo.

Após essa primeira listagem os pesquisadores preparam um questionário cujas perguntas ou propostas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com