TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Mc'Donalds

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  2.524 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO NO MCDONALD’S NO BRASIL

QUESTÕES

1 - Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizadas para analisar o caso do McDonald´s.
Teoria da administração científica; teoria de Gestão administrativa; e Teoria da burocracia.

2-- Quais princípios da escola clássica de administração manifestam-se na administração do McDonald´s? Dê exemplos? Qual a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald´s e o movimento de administração científica? 

Principio de administração científica: desenvolve para cada funcionário uma concepção, com normas para movimento e padronização de todas as ferramentas e condições de trabalho.
Ex.: Tem a padronização dos métodos de preparação de hambúrgueres.

Principio da gestão administrativa: Remuneração dos funcionários: recompensar os serviços prestados por meio de pagamento por dia; prêmios e participações nos lucros.
Ex.: A empresa homenageia um profissional de alto desempenho, eleito 
por seus colegas, com uma foto e um bônus de 25% do salário médio da 
função. 
Principio da Burocracia: a forma da autoridade é a regra. A obediência deve-se à ordem impessoal determinada pela regra.
Ex.: Foi criado um manual de operações de 750 páginas que descreve como os 
funcionários devem agir.

Pelo fato de a mão de obra qualificada ser tão escassa, a empresa desenvolveu o manual de operação para que dessa forma qualquer pessoa possa trabalhar na empresa.

3 - Quais práticas motivacionais, inspiradas na escola comportamental, podem ser identificadas neste caso? Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais?

Foram desenvolvidas práticas individuais por meio de treinamento e conhecimento da empresa, plano de carreira, boas remunerações. Como resultado óbvio, o funcionário que se sente bem na empresa aumenta sua eficácia melhorando a eficiência da empresa.


4 - Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso McDonald´s? Cite algumas das contingências que influenciam a administração do McDonald´s no presente caso? 
Através da teoria compreendem-se como os vários departamentos das organizações interagem entre si com um objetivo comum de modo a melhorar os processos.

 As contingências mais comuns são o tamanho da organização; a marca ser reconhecida mundialmente; a concorrência enorme, a renda e o gosto do cliente que cada vez mais está mais exigente. 


5 - Por que, atualmente, o McDonald´s oferece um oferece um cardápio mais diversificado de produtos do que o cardápio original de dez itens? 
Pelo fato de a empresa estar espalhada pelo mundo e cada localidade ter sua comida típica, a empresa viu-se obrigada a diversificar seu cardápio para atender a todos seus clientes que com o tempo estão ficando cada vez mais exigentes, seja por consumir alimentos mais saudáveis ou por que a concorrência oferece um produto parecido por um preço bem menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com