TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Sociologia

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo Dirigido IV

Letícia Araujo Malta Moreira

Trabalho para ser entregue no dia 31/05/17. (Para responder de acordo com os capítulos 2 e 4 do livro SOCIOLOGIA de Anthony Giddens e notas de aula)

As estruturas sociais e a cultura têm grande poder sobre nós, elas nos forçam a fazer o que querem”. Discuta essa afirmativa e dê exemplos.

As normas e os valores determinam entre si a forma como os membros de uma determinada cultura se comportam. Por exemplo, no Ocidente moderno as crianças de doze ou treze anos são consideradas demasiado novas para casar. No entanto, em outras culturas são arranjados casamentos entre crianças dessas idades. No Ocidente, comemos ostras, mas não comemos gatinhos e cachorros, e tanto uns como outros são considerados, em algumas partes do mundo, iguarias gastronómicas.

2) Definir etnocentrismo, relativismo cultural e diversidade cultural. Dê exemplos!

Etnocentrismo consiste em julgar as outras culturas tomando como medida de comparação a nossa. Relativismo cultural é a análise de uma situação segundo os padrões de outra cultura. as crenças culturais que variam de cultura para cultura. Diversidade cultural é a diversidade do comportamento e práticas humanas. Como exemplo de etnocentrismo é a intolerância cultural, ou quando julgamos as outras cultura e pensamos sermos superiores culturalmente (oriente x ocidente), relativismo é quando observamos outra cultura buscando entendê-la de maneira respeitosa (quando buscamos entender a cultura dos países do ocidente) e a diversidade cultural pode ser exemplificada com a diferente maneira de agir em cada país, cada cultura (Casamento, alimentação, religião).

3) Discuta a relação entre cultura, socialização, auto identidade, papéis e identidade social.

A socialização é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A socialização liga as diferentes gerações entre si. Ela deve ser vista como um processo vitalício em que o comportamento humano é configurado de forma contínua por interacções sociais, permitindo que os indivíduos desenvolvam o seu potencial, aprendam e se ajustem expectativas socialmente definidas seguidas pelas pessoas de uma determinada posição social. O papel social envolve um conjunto de comportamentos que devem ser seguidos por todo e qualquer indivíduo da mesma classe (trabalhista, por exemplo), independentemente das suas opiniões pessoais ou maneiras de ver. Os indivíduos aprendem as expectativas ligadas às posições sociais na cultura onde estão inseridos, desempenhando estes papéis em grande medida tal como foram definidos. Condicionam e orientam o comportamento dos indivíduos. Cada um de nós, no decurso da socialização, desenvolve um sentido de identidade e a capacidade para pensar e agir de forma independente. Identidade está relacionada com os entendimentos que as pessoas têm acerca de quem são e do que é importante para elas. A identidade social e a identidade pessoal. Social entendem-se as características que os outros atribuem a um indivíduo. Se as identidades sociais estabelecem as formas pelas quais os indivíduos são semelhantes a outros, a identidade pessoal distingue-nos enquanto indivíduos. Os papéis são expectativas definidas socialmente que uma pessoa com um determinado estatuto, ou posição social, segue.

4) De que modo fatores como o gênero, a classe, a raça/etnia e a orientação sexual influenciam no processo de construção da nossa identidade?

O gênero, a orientação sexual, a classe social, a nacionalidade ou a etnicidade são algumas das principais fontes de identidade porque são a maneira como nos identificamos e nos afirmamos socialmente e a partir daí que construímos a nossa identidade.

5) Discuta em sentido podemos afirmar que o estudo da interação social no cotidiano lança luz sobre processos sociais maiores e o funcionamento das instituições sociais, dando exemplos.

Interacção social na vida cotidiana ilumina a interpretação de sistemas e instituições sociais mais amplos. Na verdade, todos os sistemas sociais de grande dimensão dependem dos padrões de interacção social em que nos envolvemos no decorrer das nossas vidas quotidianas. Isto é fácil de demonstrar. Considerem-se, mais uma vez, dois estranhos que se cruzam na rua. Tal aconteci- mento parece ter pouca relevância directa para as instituições de grande escala, formas de organização social mais permanentes. Mas se tivermos em conta o peso de muitas interacções deste tipo, verifica-se que não é assim. A maioria das pessoas das sociedades modernas vive em cidades e metrópoles, interagindo constantemente com pessoas que não conhece pessoalmente. A desatenção civil é um de entre os vários mecanismos que conferem à vida social urbana, com as suas multidões e contactos impessoais, as suas características próprias.

6) Para Blumer, a sociedade deve ser vista como consistindo de pessoas atuando e a existência da sociedade é para ser vista como consistindo em suas ações. A partir dessa afirmação, explique a compreensão da vida social como construída por meio de interações simbólicas.

Interação social depende de uma relação subtil entre aquilo que expressamos por palavras e o que queremos transmitir através de numerosas formas de comunicação não verbal a troca de informação e sentido através da expressão facial, de gestos ou movimentos corporais. A comunicação não-verbal é por vezes designada como linguagem corporal, mas a expressão é enganadora, na medida em que usamos tradicionalmente tais sinais não verbais para eliminar ou expandir o que é dito por palavras. A interacção social é o processo pelo qual agimos face aos que nos rodeiam e reagimos a eles. Quando analisados detalhadamente, muitos aspectos aparentemente banais do nosso comportamento cotidiano acabam por ser aspectos importantes e complexos da interacção social.

7) Definir "concepções partilhadas", "vandalismo interacional", "interação focalizada e não focalizada". Dê exemplos.

A resposta para concepções partilhadas é que a estabilidade e o sentido da nossa vida social cotidiana dependem de pressupostos culturais implícitos e partilhados acerca do que é dito e porquê. Se não tomássemos isto como adquirido, a comunicação verbal com sentido seria impossível.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com