TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido – Sociologia

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido – Sociologia

Questão 1

A sociologia é o conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social no contexto histórico que possibilitou o seu surgimento, formação e desenvolvimento. A sociologia procura estudar os fenômenos sociais, suas causas e consequências em relação a sociedade, ou seja, tudo aquilo que faz parte do coletivo é objeto de estudo da sociologia. O comportamento das pessoas é reflexo da sociedade em que elas vivem, entender os fatores que levam a esse comportamento faz parte do estudo da sociologia. O seu surgimento ocorre num contexto histórico especifico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sociologia é de extrema importância para o mundo que estamos vivenciando, pois buscando entender as causas e consequências dos fenômenos sócias, podem antecipar eventos para as gerações seguintes, ajudando-nos a entender e procurar soluções para os males que estamos vendo e vivenciando na atualidade como a criminalidade, pobreza, desigualdade, entre outros.

Questão 2

a)  O curso que a sociedade estava tomando mudou bruscamente com a revolução industrial, fazendo o homem analisar a sociedade como um novo objeto de estudo para a ciência. A revolução industrial e a francesa representou a consolidação do capitalismo, que trouxe uma nova forma de viver que as pessoas tinham que se adaptar, como trouxe também a destruição de costumes, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado etc. Foi dentro desse contexto que surgiu a sociologia, que mesmo antes de ser considerada como ciência, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como “objeto de estudo” a própria sociedade.

b)   Como a sociologia nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultado do surgimento do capitalismo, ela se propunha a entender a nova forma de organização social que surgiu naquela época.

Questão 3

A sensibilidade que o texto está se referindo é a clara divisão entre as classes sociais, que foi acentuada durante a revolução industrial com a implantação do regime capitalista, aumentando assim a desigualdade. Essa desigualdade fazia com que a classe operária tivesse baixas condições de higiene, moradia, educação, impossibilitando assim seu crescimento, mantendo-os sempre abaixo da burguesia para tirar seu sustento que não passava de um salário de subsistência.

Questão 4

A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuía um pequeno pedaço de terra, cultivado nos seus momentos livres. Este também submetido á uma severa disciplina, novas formas de conduta e de relação de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele. País com pequenas cidades, com uma população rural dispersa, passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam suas nascentes industriais, que espalharam produtos para o mundo inteiro. A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patriarcal etc. A transformação da atividade artesanal em manufatureira e por último, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalhos de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência.

Questão 5

Num período de oitenta anos, ou seja, entre 1780 e 1860, a Inglaterra havia mudado de forma marcante a sua fisionomia, decorrente da revolução industrial. Mulheres e crianças tinham jornadas de trabalhos de pelo menos doze horas sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência inferior ao salario dos homens. A imposição de prolongadas horas de trabalho, tiveram um efeito traumático sobre milhões de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas habituais de vida. Os efeitos catastróficos que esta revolução acarretava para a classe trabalhadora levaram-na a negar suas condições de vida com salários de subsistências. Com a exploração do trabalhador pelos    donos das fábricas, levaram o acontecimento de várias manifestações e revoltas dos trabalhadores, que mais tarde evoluíram para criação de associações livres e formações de sindicatos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (286.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com