TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas de estudo - Ciências sociais

Ensaio: Perguntas de estudo - Ciências sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Ensaio  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Questões para estudo – Ciências Sociais

1) As sociedades contemporâneas possuem valores sociais que direcionam seus membros na busca de um ideal. Estes ideais e valores são fixos e imutáveis na nossa sociedade?

2) Uma comunidade possui uma forma de organização social. O senso de identidade pode ser considerado como um dos componentes?

3) Baseado nos padrões sociais, explique quais foram os laços que uniram os integrantes do quilombo até os dias de hoje.

4) O papel dos meios de comunicação em relação à nossa sociedade funciona como forma de manipulação da opinião pública?

Sim, tudo o que a mídia transmite nos atinge de uma forma inerente, mesmo com ausência de comprovação eles parecem ser os donos da verdade. E diante disso funciona sim, como uma forma de manipulação.

5) A construção de um mito político passa por fases que levam a identificação como uma imagem social. Esta imagem social pode se transformar em um personagem. Você julga que a postura de vítima, assumida pelo (mensaleiros) faz parte de um personagem previamente preparado?

Sim, pois a imagem das certas vítimas é construída pela mídia, ou seja, o que a mídia transmite é o que eles são. Seja como personagem bom ou ruim, eles são previamente preparados.

6) Algumas instituições funcionam como mecanismos ou centros de controle social, por direcionarem os contemporâneos de seus integrantes. Desta forma são evitados comportamentos inadequados. Uma destas instituições são as escolas. Quais são as outras?

7) Podemos afirmar que a construção do partido dos trabalhadores (PT) muito se deve à figura carismática de ”Lula”.

Lula Surgiu em um primeiro momento como um trabalhador insatisfeito que falava em nome de uma classe. Do mesmo jeito foi construída a imagem de “Lech Wallesa. Na sua concepção o ponto de união destes dois personagens é de uma liderança carismática?

Sim, pois os dois lutavam por direitos e representavam uma classe. Passando para esta classe uma imagem revolucionaria e de ganhos. Estas classes os apoiavam, até por que até o momento não tinham nada a perder e, desta forma, tornaram-se líderes carismáticos. Sem citar o que veio a acontecer repentinamente.

8) Podemos afirmar que hoje a imprensa brasileira é isenta o bastante para funcionar como um órgão de fiscalização do estado?

Sim, esta afirmação se concretiza. Uma vez que a imprensa transmite o que deseja sem nenhum impedimento. Desta forma consegue fiscalizar o estado.

9) Eugenio Beucci afirma que o indivíduo, dentro do contexto da mídia televisiva é mais do que um mero expectador. Afirma ele que são apenas números a serem transformados em valores financeiros. Estes valores de cada indivíduo podem ser calculados dividindo-se o valor das cotas de publicidades de cada programa pelo número de telespectadores. Como você define o seu papel, em quanto telespectador, dentro deste contexto financeiro?

A mídia causa um impacto no telespectador, desta forma o expectador toma ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com