TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Na Contabilidade

Casos: Etica Na Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

RESUMO

1. INTRODUÇÃO

2- REFERENCIAL TEÓRICO - COMPROMETIMENTO E ETICA

2.1 COMPROMETIMENTO E ETICA

2.2 A ÉTICA PROFISSIONAL E OS CÓDIGOS DE ÉTICA

3 METODOLOGIA

4 CONCLUSAO

5 REFERÊNCIAS

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar o comprometimento com a ética junto aos profissionais da área contábil, na tentativa de averiguar se os valores éticos influenciam o seu nível de comprometimento. Constatou-se que o comprometimento é influenciado pelo nível de incorporação ética e que existe diferenciação no comprometimento por parte das duas categorias profissionais: técnicos e contadores. O estudo mostra que o profissional de nível superior tem seu comprometimento influenciado diretamente pelo nível de incorporação dos deveres éticos da profissão. A objetividade é o maior ditador do comprometimento, sendo esse mais bem evidenciado pelos aspectos instrumentais e normativos, possibilitando considerar que as relações de troca e de necessidade se apresentam como salientes diante da atuação ética dos contabilistas.

1 INTRODUÇÃO

O aumento da complexidade dos negócios, da velocidade das inovações tecnológicas e da informação impõe ao mundo corporativo,novas maneiras de realizar transações empresariais e profissionais. As crescentes desigualdades obrigam a sociedade a rever o desenvolvimento num contexto geral, ou seja, econômico, político, social e profissional. Empresas e profissionais buscam novos meios, processos de gestão e atuação, investindo e reinventando, objetivando diferenciar-se competitivamente e tentando redimensionar a imagem do complexo que é a relação com as pessoas e a sociedade. Nesse contexto, os indivíduos que exercem uma profissão aberta ao mercado devem possuir elementos capazes de colocá-lo numa posição diferenciada em relação aos seus iguais. E isso se materializa na sua capacidade técnica, seu compromisso social e profissional, e com a sua postura ética, exigências fundamentais no mundo dos negócios. Esses últimos elementos, compromisso e postura ética, destacam-se pela peculiaridade existente na ação do profissional, conforme delimita Ashley et al. (2005).

Dessa maneira, o presente estudo apresenta a seguinte problemática: qual a importância do comprometimento e da ética para o profissional contábil?

Portanto, o trabalho encontra-se dividido em cinco seções, sendo a seção 1 contem esta introdução; a 2 discorre sobre o referencial teórico acerca do tema e decorre sobre os dados; a 3 descreve o proceder metodológico utilizado neste estudo; a 4 exibe a análise e as discussões dos resultados e a seção 5 relata as considerações finais.

2 REFERENCIAL TEORICO

No Brasil, a profissão contábil foi regulamentada através do Decreto-Lei 9.295 de maio de 1946. Esse ato institucional criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade que representam os profissionais e têm o poder de regulamentar as normas e os atos da profissão. O mesmo decreto dividiu a profissão em duas categorias: técnicos e contadores, caracterizados pelo nível de formação acadêmica e por um conjunto de prerrogativas profissionais estabelecidas através da Resolução CFC nº. 560 de 1983.

O mercado atual requer modernidade, criatividade, novas tecnologias, novos conhecimentos e mudanças urgentes na visão através dos paradigmas, impondo, com isso, um desafio: o de continuar competindo. (SILVA, 2000, p.26)

É necessário que os contabilistas estejam preparados tecnicamente e possuam um nível de comprometimento capaz de identificá-los como profissionais diferenciados e que não estejam abertos à participação ou coniventes com atos e ações reconhecidas pela sociedade como imorais ou ilícitas, o que só pode ser alcançado com a introjeção e conseqüente demonstração, através de suas ações, dos seus valores e deveres éticos pessoais e sociais.

2.1 COMPROMETIMENTO E ETICA

Lisboa et al. (1997), tratando da ética profissional, apresentam um conjunto de elementos que devem estar inseridos nas ações dos profissionais em contabilidade, materializados no código da profissão, que envolve questões de obediência às regras da sociedade, ao servir com lealdade e diligência, e ao respeito próprio. Para os autores são quatro os preceitos mínimos a serem considerados no exercício profissional e num conseqüente manual de conduta: a) competência; b) sigilo; c) integridade e d) objetividade. Esse conjunto de preceitos engloba a atuação do profissional que [...] deve manter um comportamento adequado às exigências que lhe faz a sociedade. Lisboa et al. (1997, p. 61). Não basta ao profissional contábil a preparação técnica, mas encontrar uma finalidade social superior nos serviços que executa, defendendo os princípios e valores éticos da profissão, de tal forma a produzir uma imagem verdadeira do que ela se constitui, Lisboa et al. (1997, p. 62).

No que tange á analise do comprometimento, ela vem sendo largamente estudada no campo organizacional.

Os vínculos mantidos pelo empregado com a organização são: o Afetivo, que delimita o sentimento dos indivíduos de permanecerem numa organização porque eles querem; o Instrumental, que diz que indivíduos permanecem numa organização porque eles precisam; o Normativo, que aponta que indivíduos permanecem numa organização porque se sentem obrigados, e o Afiliativo, que estabelece que os indivíduos permaneçam numa organização porque se sentem parte dela.

A descoberta desses componentes tem seu maior referencial nos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores canadenses Meyer e Allen (1991), que como afirmam Mathieu e Zajac (1990), representam os maiores pesquisadores sobre o tema na década de 90, e Medeiros ET al. (1999), que identificaram, a partir da validação do instrumento de Meyer, Allen e Smith (1993), a existência de um novo componente latente no construto, denominando-o de Afiliativo, determinando que os empregados permaneçam na organização porque se sentem parte dela.

Este trabalho busca estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com