TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existe uma conexão entre o republicanismo atual e o republicanismo de Rousseau?

Tese: Existe uma conexão entre o republicanismo atual e o republicanismo de Rousseau?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

c)Há alguma relação entre o republicanismo atual e o republicanismo de Rousseau?

Há sim algumas relações, como a vontade Geral em Rousseua, onde à partir da coletividade é expressada a dignidade humana, ou também as politicas publicas para a integração do individuo a sociedade, todas ligadas a um bem comum, fazendo com que sejam expressadas através de leis, apesar de que algumas são como disfarces a tirania.

Já na parte que diz respeito a um Estado distante da corrupção, o republicanismo atual não tem nenhuma relação.

O imperativo categórico mostra o que é racional em si mesmo. Por outro lado, o imperativo hipotético revela uma ação que é um meio para consecução de determinado fim. 

Para Kant, a moralidade parece ter um valor em si mesma. Tem sua origem a razão. Indica um dever de forma categórica. Se a ação for boa simplesmente como um meio para alguma outra coisa, então o imperativo é hipotético; mas se a ação é representada como boa em si mesma e, portanto, como um princípio necessário para uma vontade que, em si mesma, está em conformidade com a razão, então o imperativo é categórico

c) No caso anterior, seria considerado um ato moral — no sentido kantiano — as críticas feitas pelos democratas ao aborto, impulsionados “às vezes de má vontade, às vezes guiados mais por suas mentes do que por seus corações” ?

Não, pois para Kant moralidade baseia-se num principio formalista: o que interessa da moralidade do ato é o respeito a própria lei moral, essas leis universais tinham que ser formuladas à priori, isto é, sem levar em conta atos efetivamente praticados, quer fossem bons ou maus, o legislador supremo é a razão humana,ou seja, para kant o que realmente deve guiar o homem é a razão humana

A moral procura definir o que se deve fazer, o que deve acontecer. Neste aspecto distingue-se do conhecimento cujas leis determinam universalmente o que é ou o que acontece. Kant procurou demonstrar que era possível formular para a moral leis universais como as do conhecimento científico. Estas leis tinham que ser formuladas à priori, isto é, sem levarem em conta os actos efectivamente praticados, quer fossem bons ou maus. O legislador supremo da moralidade é a razão humana. 

A moral kantiana baseia-se num princípio formalista : o que interessa na moralidade de um acto é o respeito à própria lei moral, e não os interesses, fins ou consequências do próprio acto. Uma boa vontade, guiada pela razão age em função de um imperativo categórico (dever ). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com