TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique Como e Porque Surgiram as Corporações?

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 3

1) Com relação ao Filme “A Corporação”, responda:

a) Explique como e porque surgiram as Corporações?

As corporações surgiram nos EUA na era industrial, que teve seu começo em 1972 quando começou a revolução industrial. Surgiram visando a produtividade, quanto mais bens x homens por hora, melhor e o mesmo vale para hoje em dia, apenas com produtos mais sofisticados. Quando ainda estavam surgindo as corporações tinham que seguir diversas leis estabelecidas pelo estado, só poderiam operar por um período já pré-estabelecido, exercer apenas as atividades que constavam em seu contrato além de que os acionistas poderiam ser responsabilizados pela corporação, porém a aprovação da 14a emenda após a guerra civil (que era principalmente para libertar os negros da escravatura) foi quando as corporações ganharam grande poder, ao convencer os juízes da suprema corte que a corporação é uma pessoa, se livrando de todas as leis previamente estabelecidas pelo estado, houve um grande "boom" no mundo corporativo .

b) Explique o que são Externalidades.

Externalidade é o efeito de uma transação entre duas pessoas sobre uma terceira não envolvida na transação. No mundo corporativo pode ser compreendido como deixar os problemas/necessidades da corporação para terceiros (planeta, governos etc)

c) Descreva 3 casos de Externalidades (mencione as empresas) apresentados no

filme.

Caso Nike, República Dominicana: Na fábrica da nike os funcionários recebem 0,70 centavos de dólar por hora, além de atribuir um tempo limite para cada operação feita, fracionando o tempo dos funcionários em milésimos que resulta em uma camisa pronta a cada 6,6 segundos, o salário é 0,3% do varejo.

Caso Monsanto: A empresa usava BST (Posilac) em mais de 25% das vacas leiteiras nos EUA, para aumentar a produtividade de leite, o próprio FDA (Food and drug administration) considerou o hormônio seguro para vacas a humanos e a Monsato afirmava não haver provas de efeitos nocivos. Uma pesquisa independente apontava inflamações crônicas em diversos orgãos, dificuldade na reprodução e diversos outros problemas para as vacas, uma droga que serve apenas para aumentar a produção de leite.

Caso exército norte americano/Monsanto: Grandes áreas do Vietnã foram desflorestadas pelo exército americano usando o "agente laranja" da Monsanto, a toxina causou cerca de 50mil defeitos de nascença, além dos milhares casos de câncer na população vietnamita e em soldados americanos servindo no sudeste asiático. A empresa Monsanto pagou 80 milhões em danos aos soldados, nada ao povo vietnamita, mas nunca admitiu ser culpada.

2) Sobre “Alegoria da Caverna”, responda:

a) O que representa a Caverna?

Representa a prisão, tanto física como mental, de indivíduos ou até nações.

b) O que representa o Sol?

As esperanças de um dia sair da caverna, o mundo real, a liberdade física e mental. A fonte de tudo.

c) O que representam as sombras?

As mentiras e manipulações as quais somos sujeitos pelos governantes, a realidade na qual os manipuladores querem que a gente viva.

d) O que são homens de bronze, prata e ouro?

Homens de bronze cuidam da produção e comércio,além dos artesãos. Os homens de prata são os soldados, movidos a coragem e os homens de ouro os governantes, administradores públicos. Basicamente colocando a filosofia, mãe de todas as ciências, como a governadora de todas as outras ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com