TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIAS MANOPARENTAIS

Dissertações: FAMILIAS MANOPARENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO EM GRUPO

GERCINA ALVES DE SOUZA LIMA

MARIA CIRLEY DOS SANTOS

LIGIA VALERIA FERREIRA SOUZA

ROSÂNGELA NASCIMENTO MARQUES PIMENTEL

ROSÂNGELA HOFFMANN DOS SANTOS

FAMÍLIAS MONOPARENTAIS

Um arranjo familiar evidente nos dias de hoje

Ji-Paraná

2011

Trabalho interdisciplinar em grupo apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito de obtenção de nota.

Professores: Adarly Rosana, Lisneia rampazzo, Marcia Bastos e Sergio Goes

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por proposta apresentar e comentar dados sobre uma pesquisa realizada na Secretaria de Ação Social do município de Ji-Paraná – RO com os cadastros do bolsa família, no intuito de levantar dados sobre a quantidade de famílias monoparentais chefiadas por mulheres no município que são atendidas pelo programa.

Abordar sobre a família na sociedade contemporânea, mostrando qual o valor da família para o Estado. Qual é a visão que o estado tem sobre as famílias principalmente famílias carentes. O que é feito em relação a essas famílias? Qual é a importância dada às famílias hoje pelo estado e pela sociedade? A constituição é clara quando coloca os direitos do cidadãos e da família na sociedade, mas muito desses sabemos que é mera utopia.

Esperamos que este trabalho venha fazer parte e ajudar na compreensão dos valores familiares perante este sistema capitalista que impõe limites para a sobrevivência em sociedade.

1. DADOS LEVANTADOS COM A PESQUISA FEITA NA SEMAS ATRAVÉS DOS CADASTROS DO BOLDA FAMÍLIA

BAIRROS DE JI-PARANÁ QUANTIDADES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS ATENDIDAS PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Nova Brasília 15

Parque São Pedro 13

Bela Vista 12

Val Paraíso 14

União II 17

Dom Bosco 16

Primavera 12

Casa Preta 15

São Francisco 15

Riachuelo 13

São Pedro 15

Vila Jotão 17

Presidencial 15

Jardim dos Migrantes 16

2 de abril 10

Centro 08

Urupá 06

Santiago 15

Aurélio Bernardi 12

Seringueiras 14

Capelaço 16

Habitar Brasil 15

BNH 15

2. A FAMILIA E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Nos dias atuais muito tem se discutido sobre família. Qual é o papel da família hoje frente às questões sociais da sociedade, e, como estas famílias reagem ao sistema capitalista?

Tomando como base o texto proposto, “A FAMILIA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA” onde o autor nos convida a ter um olhar mais amplo e filosófico sobre a família, podemos analisar que a família foi perdendo suas características ao longo da história, ao longo dos anos vem se moldando em busca de superar os desafios postos pelo sistema capitalista, que muitas vezes lhe tira valores morais familiares.

Segundo o dicionário Aurélio família é: uma unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligada por laços afetivos.

A partir dessa definição de família podem se formar vários arranjos familiares, e um dos arranjos hoje mais evidentes são os monoparentais, onde famílias são chefiadas só por um membro superior, seja ele, pai ou mãe. Sabemos que o mais evidente na sociedade contemporânea são as famílias chefiadas por mulheres. Essas guerreiras que ao longo dos anos vem se destacando no meio familiar, social e profissional, e, apesar de tantos esforços e lutas para a conquista dos direitos a mulher ainda esta em segundo lugar em relação ao homem quando o assunto é trabalho. Pode-se ocupar o mesmo cargo, mas o salário da mulher ainda é mais inferior do que o do homem. São conquistas almejadas por elas e sonhadas ao longo dos anos seguintes, pois ao caminho que vai a sociedade cada vez mais será comum ver mulheres chefes de família e em decorrência desse fator elas se sentem obrigadas a dar sempre o melhor para sua família, a carga horária dessas mulheres aumenta praticamente o dobro, pois além da jornada de trabalho no mercado, elas ainda tem os afazeres domésticos e, além disso, sua função como mãe daquele lar. É, não é fácil manter a ordem dentro de uma sociedade que impõe limites para a sobrevivência em família e fica mais difícil ainda sem a figura importantíssima que o pai tem sobre ela. O pai é a figura de extremo valor dentro da família, a mãe oferece o leite materno, o carinho, o pai é o provedor do sustento, ele é a lei, o poder, quem comanda a situação, por isso a importância da figura do pai, e com as mudanças da sociedade a mulher toma esse lugar.

3. O VALOR DADO PELO ESTADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com