TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE INFLUENCIAM O IDB

Por:   •  8/1/2020  •  Monografia  •  13.884 Palavras (56 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 56

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

             INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

               BACHARELADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

                FERNANDO bORGES DA SILVA

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A influência do contexto escolar no IDEB das escolas estaduais de porto alegre

porto alegre

            2018

Fernando Borges da silva

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A influência do contexto escolar no IDEB das escolas estaduais de porto alegre

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Curso de Graduação de Políticas Públicas, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientadora: Profa. Dra. Letícia Maria Schabbah

porto alegre

2018


[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

             INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

               BACHARELADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A influência do contexto escolar no IDEB das escolas estaduais de porto alegre

Trabalho de Conclusão de Curso elaborado por Fernando Borges da Silva e apresentado à Comissão de Avaliação como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Políticas Públicas.

Aprovado em ______de Julho de 2018, pela presente banca examinadora.

                                        BANCA EXAMINADORA

                   __________________________________________________

                              Profª Dra. Letícia Maria Schabbach

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 __________________________________________________

                              Profª Dra. Marília Patta Ramos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

__________________________________________________

                                              M.a Talita Jabs Eger

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

porto alegre

2018

[pic 3]

Dedico este trabalho e todo esforço aos meus pais, José e Ivanir , a minha madrinha Silvana, a minha avó Ondina e ao meu colega e amigo Dienes de Azeredo Bastos que sempre me apoiou e me incentivou a dar o melhor de mim em toda trajetória acadêmica e de vida.


AGRADECIMENTOS[pic 4]

O primeiro agradecimento é para os meus pais por todo apoio aos meus estudos e principalmente por entender a minha ausência em diversas reuniões familiares por motivos de provas ou trabalhos da faculdade. Agradeço também a minha madrinha Silvana por sempre acreditar no meu potencial e por estar ao meu lado em todas as horas. Agradeço ao Bacharel em Políticas Públicas Dienes de Azeredo Bastos por me mostrar o quanto é interessante a área de políticas públicas, por dividir seus conhecimentos comigo ao longo desses anos em que fomos colegas e, sobretudo, por ser um fiel amigo.

Agradeço muito a minha orientadora Letícia Maria Schabbah por aceitar fazer parte dessa construção, por me situar no problema de pesquisa, pelas bibliografias, por seu empenho nesse trabalho e também pelas valiosas aulas de Políticas Sociais Comparadas e de Indicadores Sociais. Lembro-me que a primeira prova do curso foi de sua disciplina e quando peguei a nota fiquei surpreso que além da nota 10 havia uma mensagem de parabéns. O gesto foi simbólico, mas me deixou muito motivado.

Agradeço à professora Luciana Leite Lima por me aceitar como bolsista voluntário, por todos os ensinamentos de como fazer pesquisa e por suas contribuições nos trabalhos ao longo da minha trajetória acadêmica, à professora Wrana Panizzi  por valorizar a troca de conhecimentos  entre políticas públicas e arquitetura e por me fazer olhar para cidade de uma forma diferente após as suas aulas,  à professora Rosa Angela Chieza por suas aulas de economia que me fizeram entender melhor o funcionamento do setor público e à professora Andrea Fachel Leal por ministrar as suas aulas de uma forma que eu pude levar os conceitos de políticas públicas  por toda a graduação.

Agradeço à professora Marília Patta Ramos por suas aulas de metodologia 2 e de Avaliação de Impacto de Políticas Públicas que além de me agregar conhecimento para dentro e para fora da academia, foi fundamental para conclusão deste trabalho.

E por fim, agradeço à equipe da Divisão de Ingresso Mobilidade e Acompanhamento da UFRGS pelo apoio de todos os dias e, especialmente, à Cristiane Basso por ser tão compreensiva e muito me ajudar a concluir essa etapa de vida.


[pic 5]

“A Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”

Nelson Mandela


[pic 6]

RESUMO

Este trabalho objetivou avaliar empiricamente os efeitos de um conjunto de elementos característico do contexto escolar no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul localizadas em Porto Alegre. Ao todo, foram extraídos dados de 171 escolas que tiveram o IDEB registrado para os anos iniciais do ensino básico. O ano de referência analisado para a variável dependente, o IDEB, foi 2015 e as variáveis independentes foram construídas a partir das respostas ao Censo Escolar de 2013. Como hipótese, presume-se que desempenho do IDEB apresenta uma variação que depende: a) do nível socioeconômico das famílias dos alunos matriculados na escola (escolaridade dos pais, renda familiar, posse de bens e serviços contratados pelas famílias dos estudantes); b) da infraestrutura (biblioteca, sala de leitura, laboratórios, quadras de esportes, pátio coberto, auditório, computadores para os alunos e parque infantil) e c) do reforço escolar (atividades complementares, escola aberta, educação em tempo integral, monitores e o Programa Mais Educação). A metodologia utilizada foi do tipo quantitativo com o uso da técnica estatística de regressão linear múltipla por meio do software SPSS. Os resultados obtidos mostraram que tanto variáveis relacionadas ao nível socioeconômico familiar quanto as do contexto escolar afetaram diretamente na variação do IDEB (de 2015) das escolas estaduais do Rio Grande do Sul localizadas em Porto Alegre, sendo que 15,2% da variação desse índice, referente aos anos iniciais do ensino fundamental são explicados pelo contexto escolar, levando em conta o nível socioeconômico familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (852.2 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com