TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME "A CLASSE DE TRABALHO ESTÁ NO PARAÍSO"

Trabalho acadêmico: FILME "A CLASSE DE TRABALHO ESTÁ NO PARAÍSO". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE 03

2 FILME “ A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO” 05

2.1 Trabalho, Consumo e Sociedade 07

3 RELATÓRIO DOS FILMES “BUMBANDO” E “ILHA DAS FLORES” 08

4 RELATÓRIO DO FILME “PAJERAMA” 09

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE:

“Os fundamentos do conhecimento, a cultura, a sociedade e o indivíduo”.

No relatório a seguir vamos apresentar alguns conceitos sobre a formação da Sociologia, seu surgimento, seu significado e sua contribuição para a formação do indivíduo. Suas crenças e culturas.

A sociologia surgiu no século XIX, se apresentando como uma nova ciência (disciplina). Quem consagrou o uso da palavra sociologia foi Augusto Comtte em1839, e o mesmo ficou conhecido como o “PAI” da sociologia.

Sociologia pode ser definida como o estudo do comportamento do indivíduo ou de um grupo. Uma de suas características mais importante é a preocupação com a desigualdade institucionalizada ou estratificação social.

Para uma reflexão do indivíduo, a sociedade passou por grandes mudanças, que ocorreram entre os séculos XVIII e XIX. Com a revolução cientifica tecnológica, e a revolução industrial, que marcaram profundamente as organizações sociais, modificando por completo e criando novas formas de organizações, como as culturais. O conhecimento faz parte da nova realidade diária da população.

As socializações, tanto a primária (infância), quanto a secundária (formada ao longo de nossa existência), fazem parte da formação do nosso caráter, sendo inserido durante o nosso processo de formação (aprendizagem), a primeira já nos vem passada pela família através da confiança, inocência, onde aceitamos devido sua formação afetiva.

A segunda (é a continuação da primeira) vem da concretização ao longo da nossa jornada (formação), pois o indivíduo começa a pensar por si, ter objetivos, traçar metas para seu futuro, buscando novas áreas de conhecimento para si, sendo mais critico. Essas transformações são de extrema importância, pois ajudará o indivíduo a adquirir ética, moral e cultura.

Passando a ser um ser social, com a realidade objetiva ou subjetiva fazendo parte de sua interiorização. Essa realidade surge com o relacionamento com outras pessoas e nas trocas de conhecimento, pois o ser humano não consegue viver isolado.

Estudar a realidade social implica em descobrir como a realidade esta construída, este é o objetivo e a tarefa da sociologia da realidade. Há outras áreas estudadas na sociologia, um exemplo é a cultura, sendo um processo muito importante, pois é através dela é que o ser humano aprende novas maneiras de agir, pensar, e de como se comportar. São os hábitos e costumes passados de gerações em gerações, e que não se perderam ao longo do tempo, e que são consideradas naturais.

Temos um planeta com vários tipos de culturas e costumes (danças, musicas, religiões, comidas) todas difundidas e passadas ao longo dos séculos para as novas gerações. Um exemplo é o ato de comer carne de cachorro, que é considerado normal na China e Japão que, para outras pessoas é inaceitável, ou ainda mulheres usando a burca, indo à praia, toda vestida de roupas inclusive os pés calçados, outro exemplo, são os indianos que acreditam na reencarnação de pessoas em corpos de animais ou até mesmo objeto dos quais tinha adoração, e também a briga diária em países mulçumanos pelas terras e suas religiões.

Pode-se, então classificar cultura como um meio de transmissão formal e informal. Por exemplo, a escola, contribui para o conhecimento e habilidades, caracteriza-se um meio de transmissão formal, já um veículo de transmissão organizado como a televisão e o rádio são meios de transmissão informal.

Cultura significa tudo o que foi passado dos ancestrais e permite-se conhecer um pouco da origem e identidade. O estudo da cultura hoje assume um aspecto muito importante de valorizar o próprio ser humano em toda sua diversidade e é transmitida de uma geração para outra, pelo convívio social e não pela herança biológica. Todas as culturas são fundamentais em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida.

A família é o principal agente da socialização do indivíduo na infância, pois é influenciado desde o seu nascimento e irá se mantendo ao longo de toda a sua existência, aperfeiçoando e agregando novos valores (éticos, morais, raciais, religiosos).

O indivíduo passa a sua vida aprendendo, modificando seus pensamentos, adquirindo novas invenções tecnológicas, sempre a seu favor buscando novas metas para um futuro melhor. Ele recebe cultura como parte de uma herança social e, por sua vez, pode introduzir mudanças que serão transmitidas às gerações futuras.

O maior desafio da humanidade hoje é manter a diversidade dentro da globalização e no encontro de valores universais, aqueles que serão importantes e fundamentais para toda a sociedade, o respeito aos direitos humanos e o direito à vida.

2 FILME “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”

O filme “A classe Operária Vai ao Paraíso”, lançado no ano de 1971, retrata as lutas sociais no país. Greves e mobilizações foram fundamentais para elevar o nível de vida da classe trabalhadora italiana ao nível de seus vizinhos europeus. Mas a construção desse movimento não foi fácil. O filme defende os operários, mas não deixa de apontar as limitações e contradições do movimento. O Filme mostra a divisão técnica do trabalho, que é diferente da divisão social do trabalho. A divisão social é uma característica da sociedade, onde cada indivíduo pertence a uma divisão na qual realiza um tipo de atividade.

A divisão técnica do trabalho diminui a habilitação do trabalhador. O trabalhador fica alienado, pois, perde a habilidade de conhecimento de um todo e passa a não conhecer a produção completa do bem que fabrica. Não há mais a qualificação e sim a especialização, onde muitas vezes o trabalhador não tem nem mesmo o direito de saber o que fabrica e para que serve. Mostra a base motivacional do trabalho assalariado.

O capitalismo convenceu as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com