TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONTES DE POLUIÇÃO SONORA

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

FONTES DE POLUIÇÃO SONORA

As fontes de poluição sonora são várias. Atualmente esse tipo de poluição está se tornando objeto de preocupação do Poder Público e da população. A  seguir ,estão as principais fontes de emissão de ruídos.


4.1 CULTOS RELIGIOSOS:

Constitui um direito fundamental do indivíduo, previsto no artigo 5º, inciso VI, da Constituição da República Federativa do Brasil a realização de cultos religiosos,contudo deve-se conciliar essa liberdade com a preservação do meio ambiente, descritos na Resolução CONAMA 001/90, que prescreve a observância dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Além desta, a NBR 10.152 determina que o nível de ruído em igrejas e templos deve ser de, no máximo, 50 decibéis para não ferir o direito ao sossego e a saúde.

4.2 BARES E CASAS NOTURNAS

Os bares e as casas noturnas, objeto de diversão de muitas pessoas em grandes centros urbanos,é uma das principais fontes causadoras de poluição sonora,e apesar da imensa perturbação, aumentam dia-a-dia.

Os ruídos produzidos por essas atividades acabam por prejudicar o sossego de moradores vizinhos. Para tanto, aplica-se, também, a Resolução 001/90 do CONAMA no que diz respeito ao seguimento da NBR 10.151 para controle da intensidade do ruído.
Os bares e as casas noturnas, para o seu regular funcionamento, deverão adequar-se aos padrões fixados para os níveis de ruídos e vibrações previstos na NBR 10.152.

4.3 AEROPORTOS

Outra fonte de poluição sonora é o transporte aéreo, onde os ruídos por eles produzidos mostram-se incompatíveis com os padrões permitidos. Esta fonte de poluição sonora acentuou-se com a chegada dos aviões a jato que são acompanhados de ruídos de grande intensidade.

Para evitar esse tipo de poluição, a prevenção aos malefícios deve ser feita ainda que o aeroporto tenha sido instalado na localidade antes da ocupação residencial.

4.4 INDÚSTRIAS

As indústrias produzem ruídos que afetam o meio ambiente do trabalho e a vizinhança de um modo geral (meio ambiente artificial). Ao empregar-se o vocábulo indústrias, considera-se toda atividade de construção e obras públicas que, mesmo de forma ocasional, seja fonte geradora de ruídos A poluição sonora por indústrias e o estresse auditivo são a terceira maior incidência de doenças do trabalho. Ao projetar-se para além do âmbito interno do estabelecimento, ocorre os ruídos ambientais contínuos, atingindo a vizinhança e os próprios trabalhadores.

A Lei 6.803/80 dividiu as áreas em: zona de uso estritamente industrial, predominantemente industrial e de uso diversificado para sanar o problema. Além disso, preceituou-se que o ruído é vetor determinante da alocação do estabelecimento a uma zona adequada.

4.5 VEÍCULOS AUTOMOTORES

Nas grandes cidades o trânsito é tido como grande causador do ruído. Veículos com escapamento furado ou enferrujado, com  alterações no silencioso ou no cano de descarga,  alterações no motor e os maus hábitos ao dirigir: acelerações e freadas bruscas e o uso excessivo da buzina são responsáveis por cerca de 80% (oitenta por cento) das perturbações sonoras considerando o tráfego urbano em conjunto.

O CONAMA, que estabelece na Resolução 08, de 31 de agosto de 1993 junto ao Código de Trânsito Brasileiro, determinando em seu artigo 104, entre outras prescrições, o controle de emissão de ruídos, os quais deverão ser avaliados através de inspeção periódica, tem por objetivo diminuir os ruídos no trânsito.Também, o artigo 105, inciso V, determinou a obrigatoriedade da utilização de dispositivo destinado ao controle de emissão de ruído, segundo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com