TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Trabalho Universitário: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

3.1 (1) Escreva um texto, de pelo menos três laudas, no qual estejam explicitadas as principais ferramentas do processo administrativo, e diga em que momento utilizá-las e necessário.

3.2 A administração estratégica depende de um sistema orientado por funções, e para entender este sistema precisamos entender como funciona o processo administrativo na pratica, de como ele e composto e quais suas funções.

É para conhecer o processo administrativo e preciso saber as quatros funções básicas da administração que são elas: Planejamento, Organização, Controle e Direção.

Tendo essas funções precisamos conhecer cada uma delas na pratica.

O planejamento é a maneira pela quais pessoas e organização relaciona-se com o futuro de forma racional. Ele consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada.

Caminhando neste raciocínio precisamos estabelecer etapas no planejamento no qual precisa estabelecer os objetivos que é em que momento deverá apontar resultados desejados e os pontos a alcançar.

Nas tomadas de decisão precisa–se muitas vezes analisar o passado para definir o futuro, experimentar alternativas e tomar decisões de forma menos intuitiva e mais racional.

Na elaboração de planos ela serve como evento intermediário entre o processo o processo de planejamento e o processo de implementação, e consiste em programar tempo, métodos, comportamento e recursos financeiros.

Com uma pequena noção desta primeira função já podemos parti para a organização.

A organização e a parte que se refere a alocação e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro, para entendermos melhor funciona assim: Quando uma organização esta comprando equipamento, computadores, contratando pessoas, fazendo concurso público ela esta na fase de organização. Depois então que ela tem esta função básica, deve-se alocar, distribuir e arrumar cada recurso destes citados acima.

Então fica subentendido que a organização responsabiliza-se por montar a estrutura organizacional, podendo assim avançarmos para a direção.

Enfim chegamos à direção que é a parte que tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas e para que isso seja atingido, não basta aos gerentes comportarem-se tão somente como chefes, mas devem ser verdadeiros lideres.

Embora mobilizar uma grande quantidade de pessoas em busca dos mesmos objetivos não é tarefa fácil, então para que isso seja possível é necessária a existência de verdadeiros líderes nas posições-chave da estrutura organizacional, liderança está, conquistada através de suas habilidades.

Enfim, direção consiste na integração dos esforços individuais, a mobilização de todos os membros da organização em prol do alcance dos objetivos comuns.

No controle temos como função manter o bom desempenho dos recursos que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com