TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Dissertações: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 13

2.1.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Foi o Francês Henry Fayol no inicio do século xx que criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltadas para a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção, controle e organização.

Sobral e Peci (2008, P.7-8) define-as:

Planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização [...].

Direção está relacionada com os processos de gestão de pessoa na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades.

Controle é a função da administração que assegura que os objetivos estão sendo alcançados [...] é por meio da função de controle que a organização se mantém no rumo ou planeja mudanças.

Organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões [...].

Convém destacar, que os princípios fundamentais da administração vieram se consolidando, através de todas as teorias ao decorrer do tempo.

Silva (2008) afirma que a administração, é necessária sempre que pessoas trabalham juntas em uma organização. E segundo o mesmo autor as funções da administração são atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados esperados pelas organizações e são elas que constituem o processo administrativo.

Segundo Chiavenato (2009) a administração tem passado por uma ampliação em seu conceito, e que atualmente administrar não significa apenas supervisionar pessoas ou cuidar de departamentos, marketing, finanças e controlar atividades. É muito mais além que isso, administrar significa conduzir a organização em direção a objetivos definidos, para poder oferecer resultados concretos e alcançar sucesso e sustentabilidade ao longo do tempo.

2.1.1.1 ANÁLISE DE MERCADO

O mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviço. Necessariamente não é preciso presença física para ter o mercado, mas é preciso, sobretudo os meios de comunicação e formas de comercio (GASPAROTTE, 2009).

Para Mochón (2006, P 16), Mercado é toda instituição social na qual os bens e os serviços, assim como os fatores produtivos,são objetos de troca.

Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando consumidores, concorrência e os fornecedores (Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e pequenas Empresas s. d.)

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

2.1.1.1.1 DEMANDA OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

A oferta e a demanda são as duas forças que fazem as economias de mercado funcionar. Com a interação no mercado essas duas forças determinam a quantidade a ser produzida e o preço de venda de cada bem (MOCHÓN, 2006).

DEMANDA DE MERCADO

Para Mochón (2006, P.17):

Demandar significa estar disposto a comprar, enquanto comprar é efetuar de fato a aquisição. A demanda reflete uma intenção, enquanto a compra constitui uma ação. [...] A demanda de mercado é a soma de todas as demandas individuais por determinado bem ou serviço.

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Essa procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do individuo. Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada Lei Geral da Demanda. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala de procura, curva de procura ou função demanda (VASCONCELLOS e GARCIA, 2002).

OFERTA DE MERCADO

Segundo Vasconcellos e Garcia (2002, P. 41) oferta pode ser definida como as varias quantidade que os produtores desejam oferecer ao mercado em um determinado tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários. Diferentemente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus, e é chamada lei geral da oferta. A relação entre a quantidade e p preço é chamada lei da oferta e diz que quando o preço subir a quantidade ofertada aumentará e diminuirá quando o preço cair. O preço e a quantidade ofertada estão positivamente (ou diretamente) relacionados, quando um sobe, o outro também sobe, e quando um cai o outro também cai.

A curva de oferta mostra a quantidade ofertada a vários preços, mantendo os outros determinantes da oferta, que não são preços, constantes.

Matematicamente, a relação entre a quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço pode ser expressa pela chamada função demanda ou equação da demanda:

Qd = ƒ(P)

E a função ou equação da oferta, matematicamente é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com