TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Ensaios: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas foram desenvolvidas pelo Frances Jules Henri Fayol, exímio contribuinte para o conhecimento administrativo, e até hoje, seus estudos e definições são usados pelas organizações como método importante para uma administração eficaz.

As mais importantes funções administrativas desenvolvidas por Fayol, e que podem ser usadas em qualquer processo administrativo de qualquer tipo de organização são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejamento é a principal função do processo administrativo. O próprio nome já nos remete algo. Planejar significa visionar, projetar. Portanto, o planejamento esta voltado para o futuro da organização, é preciso elaborar as atividades futuras, planejar e fixar os objetivos, programar, e definir a conclusão destas atividades. Segundo Maximiano, o planejamento pode ser classificado em três tipos, levando em entendimento as circunstancia da organização. São eles:

a) Planejamento estratégico: Que envolve em totalidade a organização, determinando o porquê de sua existência, o que ela faz e como faz.

b) Planejamento tático ou funcional: Explica os níveis estratégicos em ações determinadas para cada departamento sendo assim, formando um nível intermediário, e por fim;

c) Planejamento operacional: Exemplifica por intermédio de cronogramas, decisões, orçamentos e até mesmo outros projetos, as atividades individuais a serem realizadas.

Organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores. (CHIAVENATO).

Tendo como principio básico, os resultados. Porém é necessário que cada um saiba a sua parcela de responsabilidade na concretização para alcançar estes resultados. As equipes delegadas ou departamentos devem obter informações claras de como agir e se direcionar. Desse modo, ainda que o trabalho seja realizado por diversas pessoas e setores, cada setor saberá exatamente qual parte do processo lhe é responsabilidade.

Direção esta função esta voltada diretamente aos gerentes e administradores da organização, que tem como objetivo apresentar aos seus colaboradores a forma mais adequada de aprendizado.

A direção possui três níveis organizacionais que delimitam suas abrangências. A Direção, que aborda a organização como um todo. A Gerência, que aborda cada departamento da organização separadamente. E a Supervisão, que define cada seguimento da organização e supervisiona suas operações.

Controle é a função que monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção (CHIAVENATO).

A monitoração deve ser sistêmica, pois analisa o processo administrativo na sua veracidade. É interativa, pois necessita de alimentação constantemente para que seja real. É cíclica e repetitiva, pois verifica o processo repetidas vezes. A importância, portanto, está em garantir resultados de acordo com o planejado, e atos de correção que promova o perfeito funcionamento da organização.

As funções planejamento, organização, direção e controle resumem as principais responsabilidades do gerente em uma organização. E ajudam a compreender seu papel na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com