TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta de ética

Tese: Falta de ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Tese  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

A falta de ética gera prejuízos às empresas

Atualmente buscam-se pessoas capazes de organizar ideias complexas e que tenham valores sólidos. A ética é um valor importante na formação do caráter do ser humano. Não é de responsabilidade da empresa ensinar a um empregado a ser ético, pois a ética é um valor do ser humano. Não há como ter um comportamento ético na empresa e ser antiético fora dela. A ética é um princípio de vida, de caráter cultural, que deve ser aplicada tanto nas relações pessoais como nas relações profissionais, sejam da esfera pública ou privada.

Atitudes impensadas podem gerar grandes prejuízos, destruir a reputação da empresa ou até a carreira do empregado. Embora seja praticamente impossível controlar a conduta ética de cada colaborador, é fundamental esclarecê-los a respeito da linha de conduta considerada adequada pela empresa. Trata-se, inclusive, de uma atitude de lealdade da administração para com seus colaboradores, já que é justo que eles sejam alertados de forma clara, consistente e contínua sobre os tipos de conduta serão ou não aceitos, impedindo assim que haja erros provocados por desconhecimento, por desinformação e, até mesmo, por inocência.

Hoje, é fácil perceber que condutas antiéticas são praticadas no cotidiano das empresas e são aceitas com certa tranquilidade. Práticas desleais, conflitos de interesse, assédio moral e tantas outras condutas equivocadas são percebidas pelas equipes, mas permanecem impunes. Muitas vezes ficam restritas às conversas de corredor porque as pessoas não encontram um canal de denúncias ou não se sentem seguras para fazer essas denúncias. É importante salientar que a ética depende exclusivamente do ser humano.

Bibliografia

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7Ut1sEOUW3UMDg5NDAwNjAtOGM1Yi00ZTIxLTlhMWYtNDljZDZhNzc4OWI

http://www.eticaempresarial.com.br/site/pg.asp?pagina=detalhe_artigo&codigo=391&nomecat=n&nomeart=s&tit_pagina=ARTIGOS

http://www.eticaempresarial.com.br/site/pg.asp?pagina=detalhe_artigo&codigo=397&tit_pagina=ARTIGOS&nomeart=s&nomecat=n

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com