TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Adam Smith

Por:   •  28/11/2017  •  Dissertação  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO AMAPÁ

CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: ECONOMIA POLITICA

DOCENTE:

ACADÊMICA:

TEIXEIRA, Francisco José Soares. Smith: lido e comentado.

             A obra se insere no campo da economia e tem como base a compreensão da divisão do trabalho, suas consequências e causas. Através da visão de Adam Smith é possível adentrar o campo da ciência econômica analisando como se deram as primeiras formas de relação de trabalho. O autor Francisco José faz comentários não só sobre a visão smithiana, mas também de outros economistas, como Karl Marx.

             Para Adam o homem estava condicionado a fazer relações de troca e comercializar coisas que eram de seu interesse particular, até porque para ele o homem era egoísta por natureza. O que acarretou numa dedicação exclusiva para algum tipo de atividade que tinha por objetivo a produtividade e a geração de riqueza. A partir do momento que o homem se restringia apenas a um tipo de atividade, tornava-se dependente apenas daquela produção, o que Smith chamou de condições desrealizantes da divisão do trabalho.

             O autor Francisco José mostra como Smith observou a sociedade se dividindo em estágios economicamente. O primeiro estágio sem propriedade privada, apenas pela troca de materiais. O segundo com pastoreio, trazendo para o homem a migração de um lugar para outro, e posteriormente o da agricultura, dando inicio a propriedade privada, sucedendo a uma sociedade comercial que busca a acumulação pessoal de capital.

           A apropriação privada de terra traz á tona problemas como invasões de terra também, para Adam o homem estava sujeito à ambição e avareza, o que gerou conflitos por desigualdades sociais. O autor coloca uma crítica de Marx em que ele diz que assim como existia uma elite inteligente, de outro lado existiam vagabundos dissipando tudo.

           O processo individual de acumulação de capital para Smith era algo natural, como é posto nos comentários do autor. Na visão dele o lucro e a renda da terra não se fazem numa questão de exploração, mas sim de uma recompensa de trabalho acumulado. Ao analisar as formas de trabalho, Smith pensa qual o valor se dará a um produto por meio dos recursos que se farão necessários para colocar no mercado.

          Assim, as ideias de Smith sobre o processo histórico têm como objetivo estudar as relações de trabalho e como se deram. Processo que pode ser traduzido como uma acumulação primitiva pessoal que antecedeu o capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com