TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Texto LIDERANÇA E DINÂMICA DE GRUPO: A Democracia E O Grupo Democrático (pp. 17 à 25) Segundo Capítulo.

Dissertações: Fichamento Do Texto LIDERANÇA E DINÂMICA DE GRUPO: A Democracia E O Grupo Democrático (pp. 17 à 25) Segundo Capítulo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 4

LIDERANÇA E DINÂMICA DE GRUPO: A Democracia e o grupo democrático (pp. 17 à 25) Segundo Capítulo.

BEAL, M.George; BOHLEN, M.Joe; RAUDABAUGH, J.Neil. Leadership and Dinamic Group Action. Iowa State University Press, Ames, Iowa, EUA, Copyright-1962.

O termo “democracia”

“O radical grego Demos, povo, combina-se com a palavra Kratos, autoridade, para significar toda autoridade provém do povo”. (p.17). Ou seja, todos que fazem parte têm o direito de opinar durante a elaboração das Leis que irão reger todas as partes da sociedade.

“A democracia é, então, o meio pelo qual os indivíduos determinam até onde lhes vai a liberdade de agir sem que infrinjam os direitos dos outros. (...)Thomas Jefferson reconhecia a natureza evolutiva da democracia, a necessidade de uma base cada vez mais ampla e a importância da educação para todos”. (p.18).

O aspecto político da democracia

“À proporção que a democracia crescia e expandia-se tornava-se cada vez mais evidente que o conceito político abarcava não só todos os aspectos da vida social no plano intelectual como também o modo pelo qual levávamos a cabo os nossos empreendimentos comuns. Em toda parte os homens livres esforçavam-se para manter suas instituições (...) as mais importantes atividades (...) realizar-se na comunidade – devido a estrutura social, chamamos estes como grupo democrático, nesses grupos a essência de democracia pode ser observada como pequenas entidades compostas de pessoas que atuam em comum”. (p.19).

Definição para este tipo de grupo: “É a associação voluntária de iguais numa entidade com capacidade de ação – e assim reconhecida por membros e não-membros. (...) é o organismo social dentro do qual os membros partilham de um plano de ação baseado no princípio de que todos, individualmente, têm o direito e o dever de contribuir para a tarefa comum”. Processo de Grupo: “O princípio fundamental da democracia americana é a crença na dignidade do homem”. (p.20).

“Há democracias muito adiantadas em que o ‘povo’ delega a orientação política e as atividades quotidianas aos ricos, aos bem-nascidos ou ao governo. (...) Na América, acreditasse que, quando o povo tem acesso aos fatos, pode decidir melhor do que aqueles que agem em seu nome. (...) Autores desse livro julgam imprescindíveis, para que se acredite no processo de grupo democrático, os pressupostos são: 1-Grupo de pessoas comuns têm o dentro do limite de suas finalidades, a capacidade de reconhecer, definir e solucionar problemas e necessidades comuns através do trabalho em conjunto; 2-A ação grupal baseia-se no consenso do grupo, conseguido pela participação de todos os membros, na medida das suas aptidões; 3-A produtividade do grupo pode ser aumentada pelo esforço de todos os membros, em conjunto ou individualmente”. (p.21).

“A característica essencial do grupo democrático é serem suas decisões tomadas pelo grupo como um todo, (...) O grupo democrático formal não é liberal e nem autocrático. (...) O grande defeito do grupo Liberal. É a capacidade para atingir seus propósitos. (...) O grupo autocrático é aquele submetido ao domínio de um indivíduo ou facção. (...) nesse tipo de grupo, há sensíveis diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com