TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Etnologia e suas relações com a pesquisa

Por:   •  19/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Etnometodologia possui como objetivo final conduzir a construção de novas ideias.

Não é uma sociologia especulativa, mas sim vinculada a uma sociologia de ação.

Formada por um conjunto de orientações para efetivação de uma pesquisa qualificada.

As características e os instrumentos da etnometodologia devem ser aplicados em prática por meio das pesquisas em campo

Para trabalho de campo, é importante que haja o processo etnometodológico de coleta de dados.

O nascimento da etnometodologia está em sua concepção teórica dos fenômenos sociais e na importância dada à racionalidade do ator social que muitas vezes é negado pela sociologia clássica e por outras ciências.

A finalidade da etnometodologia é observar os procedimentos, os métodos que os indivíduos utilizam para efetuar as diversas operações no seu cotidiano. As análises dos modos comuns de fazer mobilizam-se por suas ações comuns, independentemente de serem públicas ou privadas.

Raciocínio sociológico e prático - é praticado por todos no mundo, pois isso significa que para viver em sociedade temos uma necessidade absoluta de analisar e compreender o mundo ao nosso redor enquanto vivemos juntos, independentemente da cultura , nível de educação ou classe social.

Nosso raciocínio e nossas ações são sempre baseados em segmentos sociais que dominamos e são sempre práticos, nosso raciocínio lógico na vida cotidiana é sociológico e prático através de etnometodologia.

A etnometodologia não é muito explorada no campo da saúde, então o Dr. Alain Coulon dedicou seu tempo a estudá-la sob o contexto da atual pandemia da COVID-19, fazendo observações em seu bairro e na cidade, identificando uma série de gestos e situações sociais nas quais uma possível contaminação poderia acontecer.

O objetivo era descobrir quais novos etnometodos adaptados a esse contexto os indivíduos foram capazes de se adaptar em seu espaço de trabalho. É compreendido que a exposição à doenças virais a colocam em risco, então analisando o que mudou.

Dr Coulon, dar atenção para o mundo social que está constantemente e totalmente disponível para todas as pessoas, sempre se apresentando e comentando sobre si mesmos, e isso seria, segundo o estudioso, chamado de accountability.

Conforme Wittgenstein, em algum momento devemos passar da explicação para a descrição. A explicação é muito incerta e é apenas uma hipótese, enquanto que a descrição torna possível exemplificar a ordem interna das coisas. Uma vez que, a descrição tem caráter analítico e o dever dos analíticos é compreender o mundo como ele é, através da observação e escuta.

Além das ideias trazidas do interacionismo, a etnometodologia ainda adicionou vários outros fatores que são de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia.

Melhorando também no modo de realização das pesquisas e buscas de dados.

A principal contribuição para o estudo desse trabalho, é o modo como explica que a formação de regras ocorre a partir das interações dos membros de um grupo.

Logo, a utilização é ampla para o entendimento da formação das normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com