TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Desenvolvimento de pesquisa sobre o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em água

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Kleyson Yan de Souza Dantas

Desenvolvimento de pesquisa sobre o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em água potável e praticar o uso do editor de texto Word

Primeira Atividade da Etapa 1 em 2021.1

Turma: 1.01304.1N

Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental – Superior

Trabalho efetuado sob a orientação do Professor Reginaldo Araújo Falcão

Julho de 2021

Kleyson Yan de Souza Dantas

Turma: 1.01304.1N

Matrícula: 20211013040030

Desenvolvimento de pesquisa sobre o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em água potável e praticar o uso do editor de texto Word


Resumo

Problema

        O uso de agrotóxicos, a contaminação da água.

Objetivos

Realizar estudo pra melhor compreensão sobre o usos dos agrotóxicos e praticar o uso da ferramenta editor de texto Word .

Metodologia e Abordagem

        Pesquisa realizada no scielo, para aumentar o conhecimento na área de formação acadêmica.

Conclusões

Precisa ser dada uma atenção maior a esses problemas, e aumentar os investimentos em fiscalização e estudos referentes a uso de agroquímicos.


Sumário

Lista de Figuras        3

Lista de Tabelas        4

1.        Introdução        5

2.        O uso e o monitoramento dos agrotóxicos e a contaminação da água potável        6

2.1 Da produção de alimentos e seus impactos na água        6

2.2 A legislação brasileira a respeito da água         7

2.3 Da analise química, da fiscalização e dos riscos a saúde.         8

3.        Conclusão          9  

6.        Referências        10


Lista de Figuras

Figura 1: Alteração da Paisagem Natural


Lista de Tabelas

Tabela 1:Comparação entre os valores máximos permitidos dos agrotóxicos regulamentados pela Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde e diferentes normatizações internacionais, em μg/L


  1. Introdução

Quando falamos sobre o monitoramento de usos de agrotóxicos, logos imaginando que este monitoramento seja referente ao mau que pode ser causado aos seres humanos, no entanto é preciso analisar os impactos gerados por essas substancias em águas, devido ao seu grande potencial de poluição do meio ambiente. O agronegócio principal consumidor de água defende o uso dessas substancias , argumentado que se faz necessário o uso delas para que seja possível a produção de alimentos em grande escala, desprezando os riscos gerados ao meio ambiente.

  1. O uso e o monitoramento dos agrotóxicos e a contaminação da água potável

  1. Da produção de alimentos e seus impactos na água

O agro negocia no Brasil é responsável por alguns fenômenos como a transformação acelerada de paisagens naturais devido a produção de alimentos em larga escala ( figura 1). O crescimento do agronegócio aumenta o uso de agrotóxicos que tem o potencial de contaminar águas superficiais e subterrâneas. No Brasil o Cerrado é considerado o berço das águas, em contrapartida é o celeiro do mundo na produção de alimentos, o agronegócio não leva em consideração as consequências do uso de agrotóxicos e da gerencia responsável dos recursos naturais, pondo em rico o meio ambiente. Existem métodos de produção que se preocupam com o uso de recursos naturais e com a contaminação do meio ambiente, esses métodos poderiam ser adotados se o agronegócio se preocupasse com o meio ambiente ao invés de se preocupar apenas com o retorno financeiro.

Figura 1 Alteração da paisagem natural

[pic 2]

https://conexaoplaneta.com.br/wp-content/uploads/2018/11/concentracao-renda-desmatamento-esgotamento-recursos-naturais-retrato-agronegocio-cerrado-conexao-planeta.jpg (27/07/2021)

  1. A legislação brasileira a respeito da água

Embora exista leis que determines limites para o consumo dos recursos hídricos , o agronegócio consome 70% do consumo total do pais, a adoção de novos métodos produção que esgote menos os recursos hídricos se faz necessário. Também existem normativas que determinam a qualidade da água, as normativas definem os vários parâmetros químicos a serem monitorados entre eles alguns agrotóxicos. Embora essas leis e normas sigam os parâmetros da OMS, muitos dos agrotóxicos utilizados no país não existem determinações que limitem os índices de contaminação das águas por esses. É evidente que a legislação precisa ser revida constantemente para que os riscos dos usos desses agrotóxicos sejam menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (423.9 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com