TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Expresso d'O Príncipe de Maquiavel

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

Ficha de estrutura expositiva - Nível expositivo

Texto: “O Príncipe”

Primeira parte: O autor se propõe a descrever ações que levam um príncipe a perder seu Estado (§§ 1-3)

Maquiavel afirma que um novo príncipe poderá obter mais sucesso que os príncipes antigos por conta da natureza do homem em se ater apenas aos fatos imediatos. Além disso, expõe as falhas do Rei de Nápoles e do Duque de Milão que, ao manter uma postura incorreta com o exército, fazer seu povo de inimigo e não se prevenir para as situações de crise, perderam seus Estados, não apenas por Fortuna, mas por imprudência.

Segunda parte: Maneiras de reagir à Fortuna por meio da Virtù (§§ 4-7)

Segundo o autor, não é apenas a Fortuna que guia as ações humanas, pois somos dotados de livre arbítrio. Com isso, por meio da Virtú, um príncipe deve compreender o tempo presente e guiar suas ações de acordo com ele, não se atendo a um conjunto de práticas inclinadas à sua natureza, mas mudando de acordo às necessidades. Portanto, obterá mais sucesso aquele que for impetuoso e não tímido.

Terceira parte: A unificação da Itália e o combate aos bárbaros (§§ 8-12)

Maquiavel retoma personagens da História que se tornaram príncipes, em parte por sua virtude, em parte pelo sofrimento de seu povo que necessitava de um líder. Para ele, Lourenço II de Médici, estaria em uma situação parecida, podendo os guiar à uma vitória triunfal sobre os bárbaros, bem como à unificação italiana. Um fator determinante para tal feito seria a formação de um exército próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com