TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Manifesto Comunista

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília

Instituto de Ciência Política

Introdução à Ciência Política – turma E – 1º/2017

Profª Danusa Marques

Discente: Matheus Toralles Piedade        

Matrícula: 170062040

Fichamento 5:                                                                                 

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. [várias edições].        

        O Manifesto do partido comunista tem como objetivo determinado e simples engajar as massas proletárias à uma revolução. Inicialmente os autores fazem uma retomada histórica de como se consolidaram a burguesia e proletariado, recorrendo assim ao conceito de revolução, ao afirmar que as transformações da era industrial e expansão do capitalismo internacionalista deram força polí        tica e econômica para que os padrões de estruturação social fossem ressignificados. Nesse processo de substituição do ordenamento de classes, os autores defendem que a burguesia revolucionou a sociedade ao romper com a complexa e quase imutável ordem natural de fragmentação social. A mudança essencial abordada por Marx e Engels é o rompimento com as ordens monárquicas e religiosas (MARX e ENGELS, pp 28-35).

        Em sequência, os autores abordam os métodos e objetivos de uma revolução do proletariado, que visaria abolir a propriedade burguesa, uma vez que a mesma é a expressão máxima da exploração do proletariado. Para defender esse ponto, Marx e Engels afirmam que o burguês só consegue acumular e capital e propriedade ao proporcionar ao trabalhador o mínimo suficiente para a manutenção de sua vida, e defendem que proletário vive em função do capital burguês, e não para si mesmo. Logo, há uma intenção em abolir as liberdades da burguesia, liberdades essas que se manifestam no livre comércio (MARX e ENGELS, pp 42-46).

        Por fim, os autores reiteram a necessidade da formação de uma consciência proletária transnacional, que não se limita as fronteiras geográficas, e que inspiram a existência de uma identidade única de trabalhadores do mundo todo, afim de revolucionar a ordem social e romper o padrão de exploração burguês (MARX e ENGELS, pp 63-65).                                                                                                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com