TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: O Que é Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Fichamento: O Que é Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 6

O que é sociologia?

A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. A abrangência desse estudo é extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.

Desenvolvendo uma perspectiva sociológica

Aprender a pensar sociologicamente significa cultivar a imaginação. Imaginar o simples ato de tomar um café pode suscitar diversos pensamentos:

- Interação social;

- Uso como estimulante;

- Círculo econômico e social nas transações do café;

- A origem histórica do café;

- Consciência social na escolha do café a beber.

Estudando sociologia

É trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos.

Como a sociologia pode ajudar em nossas vidas?

Consciência das diferenças culturais: políticas práticas que não são baseadas numa consciência bem informada dos modos de vida das pessoas afetadas por elas têm poucas chances de sucesso.

Avaliando os efeitos das políticas: uma pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas.

Auto-esclarecimento: quanto mais sabemos por que agimos como agimos e como se dá o completo funcionamento de nossa sociedade, provavelmente seremos mais capazes de influenciar nosso próprio futuro.

O desenvolvimento do pensamento sociológico

A sociologia nunca foi uma disciplina em que há um corpo de ideias que todos aceitam como valida. A sociologia diz respeito às nossas vidas e ao nosso próprio comportamento, e estudar a nós mesmos é o mais complexo e difícil esforço que podemos empreender.

Primeiros teóricos

Os estudos sociológicos datam do final do século XVIII e originaram a partir de mudanças radicais introduzidas pelas duas grandes revoluções: Revolução Francesa e Revolução Industrial. Essas mudanças desafiou os pensadores a desenvolverem uma nova compreensão tanto do mundo social, como do natural.

Augusto Comte

Considerado o pai da sociologia, Comte tinha a visão da ciência positiva.

Essa visão positivista baseia-se em evidências empíricas tiradas a partir da observação, da comparação e da experimentação.

Lei dos 3 estágios: teológico, metafísico e positivo.

Teológico: pensamentos eram guiados por ideias religiosas e pela crença de que a sociedade era uma expressão da vontade de Deus.

Metafísico: a sociedade começa a ser vista em termos naturais, e não sobrenaturais a partir da Renascença.

Positivo: passou a aplicar técnicas científicas no mundo social.

Comte considerava que a sociologia seria a última ciência a se desenvolver, a mais significativa e complexa.

Elaborou planos ambiciosos para a reconstrução da sociedade francesa, estabelecendo uma “religião da humanidade” que abandonaria a fé e o dogma em favor de um fundamento científico. Apesar de nunca ter se realizado, essa visão foi importante para sistematizar e unificar a sociologia.

Émile Durkheim

Via a sociologia como uma nova ciência que poderia ser usada para elucidar questões filosóficas tradicionais ao examiná-las de maneira empírica.

Primeiro princípio: Estude fatos sociais como coisas.

Três temas principais tratados por Dukheim: a importância da sociologia como ciência empírica, a ascensão do indivíduo e a formação de uma nova ordem social, as fontes e o caráter da autoridade moral da sociedade.

Principal preocupação intelectual da sociologia é o estudo dos fatos sociais.

Fatos sociais:

São meios de agir, pensar ou sentir que são externos ao indivíduo e tem sua própria realidade fora das vidas e das percepções das pessoas individuais.

Exercem um poder coercitivo sobre os indivíduos.

Podem forçar a ação humana numa diversidade de maneiras.

São difíceis de estudar por serem invisíveis e inatingíveis. Eles não podem ser observados diretamente.

Durkheim enfatizou a importância de abandonar os preconceitos e a ideologia.

Era interessado na solidariedade social e moral, que é o que segura a sociedade unida e a mantém afastada de descer ao caos.

Dois tipos de solidariedade:

Mecânica (divisão do trabalho)

Orgânica (crescimento das distinções entre diferentes ocupações)

As rápidas mudanças na sociedade devido ao mundo moderno originam dificuldades sociais maiores. Essa condição inquietante, Durkheim ligava à anomia, um sentimento de falta de objetivo.

O estudo de Durkheim sobre o suicídio

Mesmo um ato altamente pessoal como o suicídio é influenciado pelo mundo social.

Durkheim estudou registros oficiais de suicídio na França o que o ajudou a identificar 4 tipos de suicídio:

Suicídio egoístico: são marcados pela baixa integração na sociedade e ocorrem quando um indivíduo está isolado ou quando seus laços com um grupo são enfraquecidos ou rompidos.

Suicídio anômico: é causado por uma falta de regulação social, quando pessoas perdem a dimensão normativa devido a rápida mudança ou a instabilidade na sociedade.

Suicídio altruístico: ocorre quando um indivíduo está muito ligado à sociedade e o suicídio é um sacrifício para o bem maior.

Suicídio fatalista: ocorre quando um indivíduo é regulado demais pela sociedade. A opressão resulta em um sentimento de impotência diante do destino.

Karl Marx

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com