TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Texto WARAT, Luis Alberto. O saber crítico e o senso comum teórico dos juristas. Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Jataí

Discente: Ricardo

Docente: Helga Martins de Paula

Número de matrícula:

Atividade avaliativa I- Fichamento do texto WARAT, Luis Alberto. O saber crítico e o senso comum teórico dos juristas. Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos

Resumo:

Já no início do texto o autor levanta uma pergunta bem sugestiva: O que é o conhecimento crítico do Direito? Ele mesmo a responde, apontando que trata-se de uma atitude que ao ser negada como posição, apresenta um corpo de ideias, que surgem de diferentes marcos conceituais e se relacionam flexível e problematicamente, com a pretensão de compreender as condições históricas em que foram elaboradas.

É visto que o pensamento crítico propõe um conglomerado de enunciações, competente para produzir um conhecimento do direito que fornece as bases para um questionamento social radical buscando estabelecer uma nova e repaginada formulação epistemológica sobre o saber jurídico já cristalizado. Quando ele fala sobre ortodoxia do direito, deixa claro que esta se preocupa com o “enclausuramento lógico referencial dos discursos produzidos em nome da ciência”. E como consequências, alienam o conhecimento científico em sua forma material, como acontecimento significativo, politicamente determinado. Desse modo, a referida ortodoxia limita as significações a conceitos.

Lendo o texto fica explícito que o conhecimento, na medida em que é embebido pela razão, reduz a percepção dos efeitos políticos das verdades. Essa objetivação não apresenta todas as funções sociais dos discursos científicos e epistemológicos. O autor salienta a reivindicação de um saber crítico do direito como uma nova ótica epistemológica, que tenha como objeto de análise os discursos competentes da ciência e epistemologia jurídicas.

Mais adiante, ele traz para a discussão a diferenciação das opiniões comuns (doxa) e do conhecimento científico (episteme), sendo a última o saldo, logicamente purificado da primeira. Nesse sentido, o conhecimento científico do direito acaba se reduzindo à um acúmulo de opiniões valorativas e teóricas que se manifesta no discurso controlado pela episteme. Dá-se aí o senso comum dos juristas, constituído por todas as regiões do saber, mesmo que suprimidas pelo processo epistêmico. É então uma episteme convertida em doxa, através do programa político das verdades, executado através da prática jurídica.

Em relação a epistemologia tradicional, o autor aponta uma tentativa de resolver os conflitos entre a teoria e práxis jurídica, ignorando o valor político do conhecimento na práxis. O advogado torna-se um mero manipulador das leis, despreocupado politicamente.

O autor usa a expressão senso comum teórico dos juristas para mostrar uma condição de significação para os discursos juristas. Em uma metáfora, ele caracteriza o senso comum teórico como a voz “off” do direito, como em uma caverna de ecos legitimadores de um conjunto de crenças. Os hábitos semiológicos de referência são chamados pelos juristas de ciência, alcançando a uniformidade dos pontos de vista em nome da verdade. Verdade esta que foi construída em luta contra as representações costumeiras, que voltam como um grau diferente dessas mesmas representações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com