TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiocracia

Por:   •  13/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DOS TEXTOS 2 E 3

Fisiocracia é uma doutrina econômica e filosófica que defende a terra como única fonte de riqueza podemos dizer também que é a força ou poder da natureza.

Surgiu no século XVIII e seu sistema está associado e idealizado por François Quesnay que era médico da corte da França. Interessado pela má situação da França e dos camponeses franceses dirigiu suas investigações procurando sobretudo explicar a riqueza da natureza e a criação da riqueza, seu trabalho marca o inicio da economia com disciplina.

Assim é originado a escola fisiocrata que ficou conhecida pelo “Tableau Economique” que descreve as relações entre as classes econômicas e setores da sociedade também como o fluxo de pagamentos e é a primeira tentativa para demonstrar a natureza e conquistar equilíbrio. A agricultura sendo a única fonte de riqueza, criam a necessidade de melhorar a produtividade para garantir assim um bom funcionamento do sistema com imposto único, assim reorganizaram a agricultura em base mais capitalista introduzindo a “grande culture”.

A visão fisiocrata considerava as atividades dos comerciantes como improdutiva, considerando-os incapazes de produzir novas riquezas , diferente dos mercantilistas que defendiam que o comércio era a única maneira de aumentar as riquezas de uma nação, pensamento que não era a linha de raciocínio fisiocrata embora são considerados como os primeiros defensores do “laissez-faire” que significa “deixai fazer, deixai passar) mas mesmo assim não estavam motivados com o livre comércio.

Não contente com a idéia de que a moeda e sempre prontamente restaurada na corrente de renda say apresentou posteriormente sua tese conhecida como a lei dos mercados, de que é a produção e não o consumo que ampara a prosperidade, isso como crítica aos fisiocratas.

Assim também Adam Smith mesmo tendo enorme admiração pelos conceitos fisiocratas, também lançou sua negativa no que diz respeito ao conceito de riquezas com origem somente no setor agrícola , eliminando assim os outros setores classificando-os como improdutivos.

O ano de 1976 foi muito importante para a economia onde originou o fim da influência dos fisiocratas e a publicação de “As riquezas das Nações” de Adam Smith, sua obra está dividida em Introdução que estabelece o plano do autor, cinco livros e um apêndice . seu enfoque principal era de investigar e concluir por qual motivo se dá a riqueza das nações.

Smith diz que não a natureza, mas sim o esforço humano é que toma os bens disponíveis , com ênfase na importância da mão de obra ele começa a relatar de que modo podem ser aumentados os poderes produtivos do trabalho, ele argumenta que o trabalho é mais eficaz quando pratica sua divisão. Também relatou sobre trabalho produtivo e improdutivo , para ele trabalho produtivo vinha da necessidade de consumo voltado para materiais, objetos, etc... Já o improdutivo voltado para serviços por exemplo.

Descreve também a teoria do valor e da troca que surge da necessidade de tal item.

Em sua obra ele fala também que o valor de um produto de divide em duas partes , salários e lucros, sendo o lucro distinto dos salário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com