TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordismo E Pós-Fordismo

Ensaios: Fordismo E Pós-Fordismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2013  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

No início do século XX com o avanço do sistema capitalista,as fábricas e a economia começaram a sentir a necessidade de um avanço no sistema de organização do trabalho industrial,foi um período de intensas alteraçõesno sistema produtivo,e dentre essas alterações,surgiram duas formas de organização de produção industrial que provocaram mudanças significativas no ambiente fabril:o taylorismo e o fordismo.Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da produção e do lucro.As principais mudanças focaram na relação do trabalhador com o objeto.

Frederick Taylor, engenheiro mecânico, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecida como taylorismo.De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função em um menor tempo possível durante o processo produtivo.Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho.

Outra característica foi a padronização e a realização de atividades simples e repetitivas,o empregado deveria evitar o gasto de energia “desnecessária”,limitando seus atos apenas para a produção do que lhe era determinado pelo patrão ou gerente.

Henry Ford,por sua vez, desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial denominado fordismo. A principal característica do fordismo foi a introdução das linhas de montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local realizando uma tarefa específica, enquanto o produto fabricado se deslocava pelo interior da fábrica em uma espécie de esteira.

O funcionário da fábrica se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada de trabalho.A grande inovação do fordismo em relação ao taylorismo foi à introdução de linhas de montagens, na qual o operário era responsável apenas por uma atividade.

Apesar da revolução e mudanças ocorridas pela introdução do fordismo,nas linhas de produção das fábricas do século XX,no início dos anos 70 a eficiência do sistema de organização do trabalho industrial criada por Henry Ford,foi colocada em contestação.Devido a mudanças na economia mundial da época e diversos outros fatores ,que serão futuramente expostos nessa resenha, o fordismo foi perdendo força e credibilidade para a forma de economia que começará a surgir nos anos 70.

Dando assim espaço para um novo,moderno e flexível sistema de produção,conhecido de forma mais comum como pós-fordismo.Sistema de produção esse que se diferenciava do fordismo,no que se refere à organização do trabalho e da produção.Assim ao invés de centrar-se na produção em massa,o modelo se fundamentava na ideia de flexibilidade.Flexibilidade essa que seria trabalhar com estoques reduzidos,voltando-se para a fabricação de pequenas quantidades,com a finalidade de suprir a demanda pedida no momento exato e atender também a novos mercados,mercados esses diferenciados,dotados de públicos cada vez mais específicos.

Agora,descreverei melhor os sistemas de produção industrial citados acima.

Taylorismo- Fordismo

Quase não é possível descrever o fordismo de uma forma mais profunda sem mencionar o taylorismo,uma vez que o fordismo tem um ligação quase que umbilical com o taylorismo,de forma que muitos autores apontam que o fordismo deve ser entendido como desenvolvimento da proposta taylorista.

Antes mesmo de Taylor e Ford,outros autores contribuíram para o desenvolvimento das formas de gestão organizacional.Muitas delas consideradas precursoras e influências para o sistema criado por Taylor,que por sua vez é o real precursor do pensamento gerencial contemporâneo.Considerado por muitos autores o homem que sintetizou diversos sistemas já existentes e apresentou ideias coerentes com a época e economia,ele deu uma filosofia e título a uma série desconexa de iniciativas e experiências.

Ele desenvolveu uma obra chamada “Os princípios da administração”, que continha uma série de métodos inovadores para a produção industrial.Com suas experiências em diversos setores das fábricas.Sendo colocado em contato direto com os problemas sociais e empresarias originados pela Segunda Revolução Industrial,que foi o momento do surgimento das máquinas-ferramentas,fundamentais para seu sistema de produção.

Através de seus métodos de produção e com o uso das máquinas-ferramentas,o permitiu utilizar mão de obra não especializada,não tão capacitada.Os operários agora seriam treinados sob o princípio de “melhor gesto” para desempenhar determinada tarefa em um determinado tempo junto à máquina.A proposta de Taylor para melhor gesto seria a análise e definição de como melhor executar a tarefa,em menor tempo,com menos esforço e com maior eficácia possível.

O trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado. Os trabalhadores eram monitorados de acordo com o tempo para desempenhar determinada tarefa.E os que se sobressaiam eram premiados,ele defendia a competição interna e a premiação interna para aquele funcionário de melhor desempenho.

Taylor também afirmava que a hierarquização educava os funcionários e evitava protesto e desordem.O gerente era responsável por cronometrar e fiscalizar o trabalho de cada funcionário.À direção, ou aos gerentes, cabia controlar, dirigir e vigiar os trabalhadores,cobrando deles o melhor desempenho possível no menor tempo gasto,sem desperdício de tempo e até mesmo o corte de “gestos desnecessários de energia.Sendo que o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produção.

Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a ampliação da produção em um menor espaço de tempo e dos lucros através da exploração da força de trabalho dos operários.

Fordismo

Fordismo é um método de organização da produção e do trabalho complementar ao taylorismo “que se caracteriza pelo gerenciamento tecnoburocrático de uma mão de obra especializada sob técnicas repetitivas de produção de serviços ou de produtos padronizados”,em outras palavras um sistema de racionalização do trabalho que assenta no principio básico do ritmo máximo de produção da empresa.Começou no setor secundário,com a industria automobilística,mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com