TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Cicretismo

Por:   •  8/4/2015  •  Dissertação  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Diferencie as formas de sincretismo religioso indígena e negra, destacando as características de cada uma delas?

O povo indígena tinha um homem titulado de pajé ou de xamã, onde cotia com forças sobrenaturais no qual esse era responsável pela pregação de ritos e funcionalidade de sua religião. Podemos citar que sincretismo tinha outros propósitos cristãos com as crenças e práticas religiosas indígenas originou então a chamada pelo os portugueses “Santidade” dentro dos dogmas das aldeias indígenas. Onde originou um fenômeno, era um culto sincrético e messiânico, na qual os índios mencionavam o Deus católico, e onde os índios se colocavam a luta contra a escravidão e a catequese, na luta contra os homens brancos (OS PORTUGUESES), onde esses movimentos, eram de relacionadas as crenças tupinambás, com grande adoração ao catolicismo, onde dotaria sua dogmática para seus fiéis para combater aos abusos dos homens brancos. Com o decorrer se originou as praticas religiosas e crenças de onde foi gerado o dogma SANTIDADE.

Os escravos africanos decidiram criar também suas práticas por releitura ao dogma do catolicismo, onde visava combater a escravidão. Na qual as irmandades negras seguiam a mesma dogmática da igreja católica, a grande diferença no conceito era com a devoção aos santos negros, no qual esses escravos também compactuavam entidades africanas como a forte relação entre São Jorge e o orixá Ogum, ao no contexto que compactuavam com deuses diferentes e entidades africanas nesse caso foram bastante comum. Em determinados estados como Maranhão iniciavam cultos dos VODUNS, já na Bahia os cultos eram referidos NAGÔS e JEJE na qual eles buscavam reverenciar os orixás, onde que seus rituais tinham missas solenes, longas procissões, festas com muita música, batuque e dança. No inicio do século XIX, nascia o Candomblé. Uma religião que era formada por escravos, titulado como “irmãos de fé”, onde tinha pessoas que tinha devoção por ORIXAS, na qual seus encontros eram realizados em casas e terreiros, onde era comandado por um Pai de santo ou uma Mãe de santo.

Tópico referente as resistências do escravos.

As resistências do escravos onde foram criadas varias formas e meios para se combater a escravidão, um dos métodos de resistência foram as fugas continuas um método encontrado pelos escravos, em tendo alguns caos de fugas em massa, da sugiram os QUILOMBOS onde era conhecidos por abrigar escravos que fugiam, onde tentava se livra dos cativeiros, na decorrência foi combatida  pelo os senhores e pelo o governo, os escravos adotarão as rebeliões armadas, as revoltas  foi um dos movimento mais importante foi a conjuração baiana que se baseou e adotou alguns dos ideias da Revolução Francesa, a Revolta dos Males foi um dos mais importantes se não o mais importante pelo o fato de reunir toda a comunidade de escravos, varias reuniões foram marcadas em becos e lugares escondidos, no entanto a guerra foi antecipada pelo o fato das autoridades tomarem conhecimento, aprti desse momento os africanos sairão e tomara as ruas, as autoridades mandarão fuzilar os lideres da REVOLTA DOS MALÊS. Houve também a resistência por parte dos Indios gerarão vários movimentos que aplicaram em algumas guerras, Guerra dos Aimores, Guerra dos Potiguares, Levantes Tupinambás, Confederação dos cariris

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com