TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III

Artigo: Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Partindo do princípio familiar, cujo qual nos estabelece fundamentos e bases de sobrevivência primordiais e comportamentos sociais passamos a conhecer cientificamente os procedimentos pré-estabelecidos do serviço social. Não fugindo daquilo que nos é priorizado como cidadãos pondo em prática profissional uma necessidade conjunta. Exporemos ideais produzidos desde do assistencialismo até os dias atuais.

A importância do serviço social nos dias de hoje

Colocando em prática o assistencialismo social de acordo com as necessidades atuais pautadas no seu código de ética e projeto ético político, o assistente social torna-se um agente da norma e do auxílio daquilo que é exigido e ao mesmo tempo é necessitado pela sociedade.

Amaneira como o assistente social deve proceder em qualquer caso deve ser de acordo com a necessidade da comunidade somado ao comprometimento do assistencialismo oferecido pelo governo, ou seja, o agente social funciona como uma ferramenta auxiliar do sistema público onde o objetivo é pautar o cidadão de acordo com suas necessidades pessoais auxiliadas com o sistema público e social. Mesmo sendo como ferramentas do auxilio do meio social e agindo de forma conciliadora entre sociedade e indivíduo o agente social não está isento do julgamento pessoal. O agente social tem como principal compromisso executar e por em pratica tudo aquilo que a sociedade possui como necessidade primordial visando o bem estar de uma pessoa e o grupo que ela pertence. Colocando em prática meios apreendidos a priori e executando de maneira, praticamente, emergencial tudo aquilo que pela sociedade é necessitado. Seguindo como escopo aquilo que há de necessário para que uma sociedade exerça suas necessidades e compromissos de maneira plena, o assistente social transforma aquilo que a ele é estipulado como uma ferramenta atuante e verdadeira para que na sociedade esta mesma ferramenta tenha a necessidade e a supremação necessária.

O assistente social tem que expor de maneira profissional aquilo que lhe foi estipulado durante seu aprendizado unindo a uma necessidade individual estipulando uma solução prática e de ação imediata. O assistente social tornou se um executor humanitário além do que lhe é solicitado para que pormeio de sua execução sócio e psicológico o cidadão seja inserido em sociedade ou no meio em que vive coibindo vícios e outros problemas posteriores.

O campo de atuação do assistente social é bem amplo indo do sistema público que são recursos humanos, saúde, secretaria, educação e ONGs apoiando projetos governamentais até o sistema privado. A importância do assistencialismo é por em prática não só a necessidade social como um comprometimento universal; mas sim por em evidencia primordial o bem estar do individuo e a garantia de seus direitos para que ele se sinta reinserido na sociedade.

Filantropia e assistencialismo

A filantropia significa amor à humanidade, ela parte do principio pessoal e individual humanitário fazendo com que as pessoas ajudem uma as outras propiciando o bem estar social de forma interpessoal. A filantropia pode ser exercida de diversas formas através de donativos para organizações não governamentais ou governamentais, sempre visando ajudar o próximo de uma forma direta e indireta. Também está ligada a outro setor que é o pessoal, setor que o próprio sistema governamental não consegue alcançar. Filantropia é uma ação humanitária que faz com que o cidadão se sinta somado a sociedade e é principalmente praticada em igrejas, escolas e hospitais. O assistencialismo pode diferir-se da filantropia, pois envolve um principio ensinado ou apreendido ao contrário do princípio humanitário da filantropia que é desenvolvido de maneira individual. O assistencialismo garante apoio as pessoas excluídas da sociedade colocando em prática tudo aquilo que é de necessidade básica para a sobrevivência do indivíduo de forma que ele se desenvolva como cidadão capacitado e atuante em sociedade. O assistente social tem um objetivo ajudar pessoas em vulnerabilidade o que é uma característica da filantropia. Também é importante destacar que o trabalho do agente social não é somente providenciar roupas e alimento, mas sim trabalhar no individuo indo além da ação emergencial ajudando-o não somente a sobreviver e sim viver plenamente.

O assistente social se enquadra no conceito de auxilio a um ideal de necessidade social e a filantropia se enquadra a uma necessidade humana de dar assistência ao outro.

Áreas de atuação do assistente social

São muitas e variáveis as áreas que necessitam do profissional em Serviço Social. O assistente social pode atuar em vários setores como: Entidade publica: hospitais, albergues, abrigos, presídios, prefeituras, judiciário, escolas etc. Entidade privada: empresas industriais, comerciais e de serviços. Entidade sócio-assistencial (terceiro setor): ONGs e associações de moradores. No setor público o assistente social pode atuar nas três esferas: municipal, estadual e federal, sendo bastante relevante sua atuação nesses poderes, atendendo as demandas referidas a cada órgão na garantia dos direitos sociais previstos em lei. No setor privado o assistente social pode atuar na área de recursos humanos, no gerenciamento e planejamento estratégico, relações interpessoais, treinamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com