TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos, Teóricos E Metodológicos Do Serviço Social III

Artigo: Fundamentos Históricos, Teóricos E Metodológicos Do Serviço Social III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 14

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III

ACADÊMICOS

Andréia Alves da Silva RA366557

Cleiton Ferro de Souza RA379124

Daniel Henrique Leite Macedo RA379125

Elci Fátima de Oliveira Barbosa RA366279

Lillian Gironde Carneiro RA349887

Linéia Ojeda da Costa RA378625

A Importância do Serviço Social no Mundo Contemporâneo.

PROFESSOR EAD: Ms. ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES

CAMPO GRANDE, NOVEMBRO DE 2013.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de destacar a importância do Serviço Social e dimensionar a visão do profissional nas ações interventivas, cujo objetivo é auxiliar a solucionar conflitos e questões sociais relacionadas a pessoas e comunidades. Nos estudos levantados, percebemos as mudanças que a profissão sofreu positivamente ao longo dos anos, pesquisamos a prática da filantropia e do assistencialismo e que relação tem com o Serviço Social.

Constatamos como a profissão se expandiu nas últimas décadas e ampliou a área do campo de atuação na sociedade, tornando-se imprescindível para mediar conflitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas. Explanaremos sobre a importância das áreas de atuação, como: o setor privado, setor público e terceiro setor, e a multiplicidade de atividades e funções desempenhadas por estes setores.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS ATUAIS

Ao longo de sua trajetória o Serviço Social foi se moldando e se redefinindo delineadamente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Houve grandes conquistas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas de pesquisas, lutas e persistência.

Atualmente o Serviço Social está inserido em um cenário em que as múltiplas faces da questão social vêm aumentando exacerbadamente, porém, o desafio principal do profissional é se capacitar permanentemente, criando novas estratégias junto às equipes multidisciplinares e interdisciplinares e seus demandatários. Através de uma nova leitura crítica da realidade, com o objetivo de refletir sobre todas as mudanças que vem ocorrendo de forma rápida e excludente.

A profissão se instaurou, ou seja, se estabeleceu com o princípio fundamental de emancipar a sociedade, através do acesso aos direitos sociais dos usuários por meio das políticas sociais. Mas é por meio de um respaldo teórico crítico reflexivo que estes profissionais materializaram o compromisso com o Projeto Ético Político, tendo nas expressões da questão social o seu objeto de trabalho, conforme afirma Iamamoto:

“O Serviço Social tem na “questão social” a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho. [...] Os assistentes sociais, por meio da prestação de serviços sócio-assistenciais nas organizações públicas privadas, interferem nas relações cotidianas no atendimento às mais variadas expressões da “questão social” vividas pelos indivíduos sociais no trabalho, na família, na luta pela moradia e pela terra, na saúde, na assistência social pública, etc.”( Iamamoto, pag.17)

Na atualidade, a questão social pode ser definida como um conjunto multifacetado das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. Sendo assim, a atuação do profissional do Serviço Social se faz por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades que buscam apoio para desenvolverem sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos humanos; podem ser da rede do Estado, privada e Organizações não Governamentais.

Se levarmos em consideração as desigualdades sociais que insistem em assombrar a realidade brasileira, podemos afirmar que a atuação profissional do assistente social se torna indispensável e há possibilidade de expansão nos diversos campos de atuação. Estamos na era em que cresce o desemprego, e assim, mais uma vez, esta realidade se coloca como desafio aoprofissional, a batalha dos trabalhadores pela sobrevivência. Em circunstância de desemprego são gerados vários conflitos, a exclusão social é um deles, além de gerar pobreza, violência, carências materiais e existenciais.

Ao longo dos tempos a profissão ampliou seu campo de atuação, podendo ser encontrada nos mais diversos espaços e âmbitos, tais como: prefeituras, associações, entidades assistenciais e apoio a luta por direitos, sistema judiciário e presidiário, sistemade saúde, empresas, sindicatos, sistemas previdenciários, centros comunitários, escolas, fundações, universidades, centros de pesquisas, assessorias.

Ainda incrementando esses campos de atuação profissional, podemos citar que o profissional do serviço social pode trabalhar no campo educacional, em coordenadorias regionais, nas áreas de habitação, da infância e adolescência, da terceira idade, ou seja, em qualquer instituição que necessite de uma pessoa responsável por mediar conflitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas.

Na década de 90 surgiu um novo e promissor espaço para os assistentes sociais. Atualmente, o crescimento do terceiro setor, que inclui o trabalho em ONGs, em conselhos de políticas públicas e em assessorias ou consultorias, fez com que aumentasse bastante a demanda por profissionais da área do Serviço Social. Sendo assim, o profissional neste caso, não trabalha apenas na execução de programas sociais como também no planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com