TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Teóricos-Metadológicos do Serviço Social II

Relatório de pesquisa: Fundamentos Históricos e Teóricos-Metadológicos do Serviço Social II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

Fundamentos Históricos e Teóricos-Metadológicos do Serviço Social II

Etapa 1

O movimento da reconceituação do Serviço Social

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância do movimento da reconceituação para o Serviço Social brasileiro e seus desdobramento na construção da identidade profissional. Para isso imprescindível a reflexão dos documentos advindos deste movimento e das influências do positivismo, da fenomenologia e da dialética neste processo.

Por volta da metade do século XX o Serviço Social brasileiro embora estivesse vivendo um processo de rompimento com a concepção filantrópica oriunda da tradição católica se via calcado no funcionamento norte-americano.

O fato é que a profissão, tanto em seus primórdios, como nas décadas posteriores estava atrelada as interesses da classe hegemônica da nação nos diferentes estágios do sistema capitalista em seus desenvolvimentos nacional.

Tanto pela influência eclesiológica, como pela influência do Estado, inicia a era Vargas com o processo de industrialização no país, ficava evidente que era atribuído ao Assistente Social um perfil de repressão no lidar dos problemas a fim de manter a ordem social e distanciá-lo de qualquer contato com a ideologia socialista.

Neste momento havia um profundo interesse dos estados Unidos em relação aos países da América Latina chegando a oferecer bolsas de estudos aos assistentes sociais brasileiros. Com isso o assistente social desempenhava um papel de ajustamento do individuo ao seu meio social, sustentado por uma visão terapêutica.

Soma-se a isto a ênfase politica de aceleração econômica incentivada pela industrialização e modernização capitaneada pelos EUA que tinha com estratégia o desenvolvimento da comunidade a fim de garantir prosperidade, ,o progresso social e a hegemonia americana. Podemos concluir que o Serviço Social brasileiro em suas primeiras décadas estava marcado por um vazio no que diz respeito a sua identidade profissional.

Fato que começa a mudar justamente quando o profissional do Serviço Social passa a se identificar mais com a classe dominada.

Mudança que vem da busca por uma reconceituação do Serviço Social a realidade Latino- americano, advindo de encontros sistemáticos promovidos pelos profissionais brasileiros.

Esse movimento de reconceituação aproximou-se justamente da teoria tão resistida pela classe dominante: a marxista. Dando inicio ao processo de ruptura com o tradicionalismo profissional, mesmo levando em consideração os vários equívocos e entraves desta nova leitura da profissão.

Este novo tempo abre as portas para a discussão e reflexão originando uma série de documentos que abordarem a seguir.

Diante da Crise global, o Serviço Social passava por uma profunda decadência macroscópica. A partir dai, surge o inicio de discussão renovação do Serviço Social no Brasil, onde a autocracia burguesa estava se organizando, para manter suas práticas dominantes de hegemonia e a partir de então, abriu-se espaço para que os profissionais da área pudessem discutir as novas formas de atuação, num debate critico para a sua formação profissional.

Com a crise do sistema da ditadura, houve um aumento exorbitante das demandas, sendo necessário por parte do Estado a contratação de novos profissionais para a devida mediação dos conflitos. Neste momento houve um amadurecimento dos profissionais, onde os mesmo já procuravam trabalhar em equipes multidisciplinares.

Com o afastamento da igreja católica, a forma tradicional endogenista de atuação foi se enfraquecendo, criando um fator favorável para que a renovação do Serviço Social através dos documentos de teorização ganhasse força.

AS CORRENTES POSITIVISTA E FENOMENOLÓGICA NO SERVIÇO SOÇIAL

O positivismo a fenomenologia e o marxismo, são as principais correntes teóricas do pensamento contemporâneo,são as três linhas de ideias fundamentais de grande importância para o nossos estudo .

São essas linhas que caracterizam em nossos trabalhos ou pesquisa .O conhecimento e o fator essencial .O fundador da linha do pensamento e Augusto Comete .

Os conceitos fundamentais das principais corretes do pensamento ,o positivismo ,sua visão de homem e mundo ,e preciso compreender o homem a partir da realidade do mundo em que ele vive e entregar as correntes de pensamento dentro de uma correntes geral ampla ,adaptadas com as necessidades do meio em que vivemos .

O positivismo

O positivismo surgi espontaneamente,já na antiguidade ,dentro do idealismo subjetivo ,.O positivismo rejeita o conhecimento metafísico devendo limitar se ao conhecimento positivo dependendo das ideias de que tanto os fenômenos da natureza ,como da sociedade são rigorosos por leis invariáveis.

O positivismo clássico princípios são abusa da explicação dos fenômenos através das relações mesmo exaltação observação dos fatos.Proclama como função essencial ciência sua capacidade de prever o verdadeiro espírito positivo ,consistem em ver para prever .

Fenomenologia

É a ciência que trata da descrição classificação do seus fenômenos compreender a fenomenologia quer dizer aprender suas possibilidades .Pode apresentar como pratica científica uma metodologia da compreensão,como filosofia critica da ciências e uma analise idêntica.Como ciência rigorosa deveria ter como tarefa estabelece as categorias seus pensamentos cientifico .o grande mérito da fenomenologia e ode ter questionado os conhecimento do positivismo .Filosofia não e um saber determinado e a vigilância que não nos deixa esquecera fonte de todo saber .

Marxismo

Karl Mar,fundador a doutrina marxista revolucionou o pensamento filosófico .O marxismo compreende três aspectos ,o materialismo dialético ,materialismo histórico e a economia política Marx tomou varias ideias Hegel ,fundamentais para o marxismo, como o conceito de alienação e de maneira essencial seu ponto de vista dialético da compreensão da realidade.

Karl Marx.substitui o idealismo hegeliano por um realismo materialista.A matéria e o principio

Fundamental e a consciência,,produção da matéria.AS fontes diretas direta do marxismo,o idealismo clássico ,alemão ,o socialismo utópico e a economia política e inglesa... economia política e inglesa.

DIALETICA NO SERVIÇO SOÇIAL

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com