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Fundamentos Hitoricos E Metodologicos

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Por:   •  24/4/2014  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

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Mudanças do Serviço Social

O movimento de reconceituação conhecido também como reconceitualização do serviço social surge em toda a America latina em 1930 ate a segunda metade de 1960. Nos países com desigualdade sociais foi criado para dar resposta dos questionamentos da sociedade do serviço tradicional, e para atendimento das reais necessidades da America latina.

Observando o confronto com governos imperialistas e capitalistas, dentro do contexto social; que a ruptura não acorre de imediato, mas tenta efetua-se por um processo de construção da prática profissional, pela qual os mesmos começaram a questionar. Com a influência, do movimento da America latina, o Brasil emerge um movimento diferente. Resultante das lutas no combate as desigualdade e exploração social.

O movimento contribui fundamentalmente para eixo de preocupação do serviço social da situação particular para uma relação geral. E de uma visão puramente interpessoal para uma visão política da interação e intervenção.

Nos anos 1960 que o conservadorismo e o tradicionalismo do serviço social passaram a ser questionados considerando a ocorrência das mudanças políticas econômicas e culturais.

Nos anos 70 e 80 após concretização do movimento, um dos fatores da eclosão desse movimento foi perda de níveis salariais da qual pertencia o assistente social, tendo como reação a sua inserção nos sindicatos. Através da articulação com uma das classes iniciou um debate coletivo o que explica a materialização e iniciação política.

O movimento de reconceituação germinou no interior da categoria tendo como causa o acirramento das contradições das desigualdades sociais, inadequação do serviço social para atendimento destas demandas brasileiras sendo que toda sua fundamentação teórica vinha de outros países e não atendia a situação brasileira.

Em meio as lutas de classes, e reivindicações dos trabalhadores e movimentos sociais a escola de serviço social no Chile,passou a organizar o ensino do serviço social numa nova dinâmica de aliança com as forcas de transformações sócias,dentro do projeto popular de construção de uma sociedade socialista”,para isso foi necessário um compromisso da profissão com classe trabalhadora,o que caracterizou numa ruptura com o serviço social meramente desenvolvimento.

O movimento de reconceituaçao trouxe para os assistente sociais a identificação política ideológica da existência de lados antagônicos duas classes sócio-dominantes e dominados negando, portanto a neutralidade profissional, que historicamente tinha orientado a profissão, abrindo-se um projeto de uma das classes dando inicio ao debate coletivo sobre a dimensão política.Este movimento político possibilitou a construção de uma proposta concreta de intervenção definitivo objeto e objetivo do serviço social para alem do conservadorismo, através da aproximação com o marxismo, ate então inexistente.

A reconceituaçao e sem qualquer duvida, parte integrante do processo de erosão do serviço social tradicional e, portanto, nesta medida, partilha de suas causalidades e características. Como tal, ela não pode ser pensada sem a referencia ao quadro global (econômico-social, política, culta e estreitamente profissional) em que aquele se desenvolve. No entanto, ela se apresenta com nítidas peculiaridade, procedentes das particularidades latino americanos, a ruptura com o serviço social tradicional se inscreve na dinâmica de rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional e de transformação da estrutura capitalista excludente, concentradora.

Teorização Do Serviço Social.

Suas raízes atreladas a igreja católica tinham total domínio sob a caridade filantropia e bens esses destinados dos menos favorecidos, essas apoiada pela ordem burguesa da época.

Em meadas da década de 70, um grupo de assistente social começa a pensar sua pratica a partir da vertente instrumental técnica,na busca de alcançar a eficácia de sua ação.

Ouvido ao capitalismo cada vez mais acerrado, e as transformações que vem ocorrendo na sociedade, o profissional do assistente social também passa por um nova reconfiguração .Na sua história notamos ]a virada em que o serviço social constitui um novo caráter profissional dentro da categria.

Na década 80 a revisão e mudanças do código de ética.

Abordaremos a contextualização da política nacional de assistência social, e o grande salto na categoria com o surgimento da lei orgânica do assistente social LOAS,que veio com o propósito de assegurar todos aqueles que necessitarem da assistência, trazendo um novo campo que beneficiasse a categoria da classe trabalhadora, dando o surgimento da seguridade social.

Dentro do contexto da documentação do Sumaré e do Alto de Boa vista assim como também os ascendente de Araxá e Teresópolis. Notamos a dimensão ideopolitica,Considerando a condução da fomulaçao dos problemas teóricos e culturais se operou de forma tal que suas impostações se apresentaram como defasadas em confronto com a modalidade de reflexão que se encorpava nas expressões mais visíveis do debate profissional. Assim anotamos que começa endiges novas e mais amplas se beneficiava,já de um acumulo acadêmico não desprezível,principalmente no seu interior já se fazia sentir uma força polemica em face do tradicionalismo que escoradas então por propostas latino-americana contestadora, gestava discussões de fundo em relação ao serviço social mesmo e claramente punha se na ordem do dia a tematização teórica - metodológica da profissão vinculada ao debate nas ciências sociais e aos dados mais novos da conjuntura brasileiro,ainda que se considere o panorama diverso do final da década de setenta.

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