TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusão Da Casas Bahia

Exames: Fusão Da Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

1.1 DESENVOLVIMENTO

Ao decorrer

1.2 A HISTORIA DA CASAS BAIHA

O empresário polonês Samuel Klein veio ao Brasil fugitivo da segunda guerra mundial, quando pequeno trabalhava junto com seu pai como marceneiro na Europa. Em 1952, depois de uma breve estadia na Bolívia, chegou ao Brasil, instalando-se em São Caetano do Sul (SP), na região ABC paulista, com sua esposa Ana e seu filho Michael . Na bagagem além da família ,trazia o sonho de prosperar em um pais onde, principalmente se podia viver em paz .

Com o dinheiro que havia trazido da Europa, cerca de US$ 6 mil, Samuel Klein comprou sua casa e uma charrete. A charrete foi utilizada em sua nova função: mascate. Graças a um comerciante que ele conheceu e com quem fez amizade, Samuel conseguiu bom trânsito entre os comerciantes do bairro do Bom Retiro e lá conseguiu, além de produtos de cama, mesa e banho, uma carteira com 200 clientes.

Em 1952, tornou-se um mascate vendendo produtos de porta em porta. Seus clientes eram pessoas da classe trabalhadora, muitos deles nativos da região Nordeste que haviam migrado para a área metropolitana de São Paulo à procura de emprego. Já que Juscelino Kubitschek tinha autorizado as automobilísticas multinacionais a instalarem em São Paulo suas montadoras e, para isso, precisava de mão de obra, foi ai que Samuel enxergou um grande negócio: vender cobertores a essa população de baixa renda. Sua esposa o ajudava no que podia. Quando alguém dizia que não tinha condições de pagar, Klein oferecia outras opções como: pagar o produto em prestações, tudo no crediário.

Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que se chamou “ Casa Bahia ” em homenagem aos seus clientes imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para região em busca de trabalho na indústria automobilística. Com a nova loja Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com moveis, colchões de algodão, entre outros itens. A clientela logo começou a frequentar a loja para pagar suas prestações e, lógico adquirir novas mercadorias. As lojas seguintes foram abertas na região do ABC paulista, nas cidades de Santo André e Mauá.

Em 1960 Samuel inaugura a segunda loja em São Caetano Do Sul, agora passando se chamar “ Casas Bahia “.Ao passar-se quatro anos ele começa a vender eletrodomésticos em suas lojas o que foi um sucesso para as vendas.

Em 1970 a Casas Bahia obteve o controle acionário da financeira Intervest com o intuito de melhorar o sistema de financiamento direto ao consumidor, além de abrir sua primeira filial na cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros. Apartir daí a rede de lojas entrou expansão e não parou mais de crescer, cada vez mais rápido.

Hoje com 60 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia ,está presente em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A empresa possui em todo o país 565 lojas faturando R$13,8 bilhões gerando um lucro de estimado de 165 milhões. Com 57.500 funcionários a Casas Bahia é uma rede de lojas voltada para a venda de móveis e eletrodomésticos no varejo com foco nas classes C, D e E sendo 26,3 milhões de clientes cadastrados.

A gestão das Casas Bahia é um pouco mais conservadora e menos ágil na tomada de decisões, isso decorrente que é Samuel era considerado um gestor centralizador e por ser uma empresa familiar. As Casas Bahia não segue tendências , ao contrário, segue até hoje a cartilha de seu fundador. A maior sabedoria de Samuel foi, além de enxergar as necessidades do mercado, passar adiante seus ensinamentos para os membros da família Klein e todos os envolvidos na gestão da empresa. Na Casas Bahia, o slogan "Dedicação Total a Você", Samuel é tido como um exemplo a ser seguido.

1.2- A FUSÃO DAS CASAS BAIHA COM PÃO DE AÇUCAR,E SUAS MUDANÇAS.

Enquanto esteve à frente da Casas Bahia, Samuel costumava dizer que não queria sócios. A fusão com da Casas Bahia com o Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar, foi liderada em 2010 por seu filho mais velho, Michael, a quem ele já havia nomeado como seu sucessor. A fusão entre Pão de Açúcar e Casas Bahia estabelece uma consolidação do setor de varejo. A nova empresa terá mais chances de ditar o preço dos produtos para outras empresas do segmento e principalmente para a indústria.

A consolidação do setor de varejo já era esperada pelo mercado, mudança de foco do Pão de Açúcar, que sempre atuou principalmente no segmento alimentício e desde junho expandiu seu ramo para o segmento não-alimentício com a compra do Ponto Frio, a estratégica é aumentar as margens de lucro do grupo.

A junção de duas empresas de grande porte que vendem eletrodomésticos, como é o caso de Ponto Frio e Casas Bahia, permitirá adquirir produtos a valores bem mais baixos. A compra e a venda em grande volume fará diferença. Para o Pão de Açúcar os ganhos são muitos porque ele deverá aumentar as margens de lucro. Como o valor dos alimentos é muito pequeno, a margem de lucro que o varejo alimentício tem é pequena. Já a venda de bens duráveis como eletroeletrônicos e móveis dá mais retorno, pois os produtos são vendidos a prazo em parcelas que embutem juros elevados. Na época, a fusão foi vista como mais uma “tacada de mestre” de Abilio Diniz, herdeiro e líder do Grupo Pão de Açúcar, que conseguiu convencer um dos seus mais antigos concorrentes a fechar um negócio considerado até então pouco provável. Com a fusão trouxes grande impactos da para a gestão de Samuel Kleinn,E para os consumidores , podendo ser prejudicial a concentração do setor varejista pode resultar na redução de opções de compra e no aumento de preços, como o impacto da fusão pode ser positivo dependendo do ponto de vista pois, consumidores vão poder ter uma maior diversidade de produtos e serviços, excelência no atendimento, melhores condições de pagamento com ampla oferta de crédito.

1.3 A NOVA GESTÃO DA VIAVAREJO NO COMANDO

Da fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio surgiu a Via Varejo, que é controlada majoritariamente pelo Pão de Açúcar, e tem como segundo maior sócio a família Klein, que era dona das Casas Bahia. A Via varejo é a companhia que controla as Casas Bahia e ponto Frio e suas operações de comércio eletrônico por meio da Nova Ponto com.

A fusão tem como objetivo promover a implantação de um modelo de gestão estratégica, de inovar e avançar nos processos de melhorias de resultados e captura de sinergias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com