TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FÁRMACIA EM ANÁLISE CLÍNICA E TOXICOLÓGIAS

Artigos Científicos: FÁRMACIA EM ANÁLISE CLÍNICA E TOXICOLÓGIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  4.968 Palavras (20 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 20

COLORAÇÃO DA URINA TRADUZ ASPECTO IMPORTANTE NA SAÚDE HUMANA

IRENE PEREIRA FARIAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

fariasip@bol.com.br

PROFESSOR COODERNADOR: MS. VANDRE MATEUS LIMA

PÓS-GRADUAÇÃO FÁRMACIA EM ANÁLISE CLÍNICA E TOXICOLÓGIAS

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

RIO DE JANEIRO, RJ, 05 DE MAIO DE 2014.

Resumo: O exame laboratorial de urina desempenha um papel essencial na medicina clínica. Ele é composto por três exames: físico, químico e de análise de sedimento. Objetivo: Esclarecer este exame, que é simples e de baixo custo, mas traz informações importantes para o diagnóstico de diversas moléstias, identificáveis inclusive pela cor da urina. Material e métodos: Para a realização deste trabalho, adotou-se pesquisa bibliográfica com revisão literária nacional, no período compreendido entre os anos 2000 e 2012, os quais abordam urinálise, urina, coloração da urina e doenças referentes ao trato urinário. Resultados: Tem-se um conjunto de provas não invasivas e de baixo custo que fornecem dados sobre diversas funções metabólicas do organismo. É útil no diagnóstico e tratamento de doença renal e do trato urinário, como também na detecção de doenças metabólicas ou sistêmicas não relacionadas aos rins. Conclusão: A urinálise pode fornecer uma quantidade significativa de informações. O exame cuidadoso permite a detecção de processo patológico intrínseco ao sistema urinário, seja ele funcional (fisiológico), ou estrutural (anatômico), além da progressão ou regressão das várias lesões, que também pode ser monitorada com o mínimo estresse ao paciente. Palavras chave: Urinálise. Urina. Coloração da urina.

Brasília DF

2014

ABSTRACT

Resume: The laboratorial urinalysis plays an essential role in clinical medicine. It consists of three kinds of examination: physical, chemical and sediment analysis. Objective: To clarify this exam, which is simple, inexpensive and is important for the diagnosis of various diseases and other factors, recognizing them by the urine color. Material and methods: This article has adopted national literary revised bibliographical research, between the years of 2000 and 2012 that approach urinalysis, urine, urine coloration and diseases related to the urinary system. Results: A set of non-invasive and low cost results supply data about several metabolic functions. It is also useful to the diagnosis and treatment of diseases in both renal and urinary systems, as it is to the detection and treatment of metabolic or systematic diseases not related to the kidneys. Conclusion: Urinalysis can supply a significant amount of information. Careful examination allows detection of urinary system intrinsic pathological processes , whether they are functional ( physiological ) , or structural ( anatomical ) . The progression or regression of injuries can also be monitored with a minimum of stress to the patient. Key words: Urinalysis. Urine. Urine coloration.

Brasília DF

2014

HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA

A análise da urina foi realmente, o inicio da medicina laboratorial. Há referências sobre urina nos desenhos feitos pelos homens, das cavernas e em hieróglifos egípcios. Gravuras dos primeiros médicos os mostravam examinando frascos em forma de balão com urina com tudo, esses médicos nunca viam o paciente, apenas a urina deste. Embora eles não tivessem os procedimentos analíticos sofisticado atualmente disponíveis, eram capazes de obter informações diagnosticas a partir dessas observações fundamentais como cor, turbidez, odor volume viscosidade mesma doçura. Essas mesmas características da urina ainda são relatadas pelos laboratórios. No entanto, o exame de urina moderno tem se expandido além do exame físico da urina para incluir a análise química e a análise microscópica do sedimento urinário (STRASINGER, 2009).

Durante a idade média, os médicos concentraram seus esforços muito intensamente sobre a arte da uroscopia, recebendo instrução referente ao exame de urina como parte e sua formação e nomes bem conhecidos da historia da medicina estão associado com o estudo da urina Hipocrates, o qual no século V a.C escreveu livro sobre uroscopia. (STRASINGER, 2000).

Em 1140 d.C, cartazes colorido foram desenvolvidos para descrever o significando de 20 diferentes cores.Ensaio químico evoluíram do “teste formiga”e do “teste do sabor”para glicose quando Frederik Dekker descobriu,Em 1964,a detenção da albumina por fervura da urina. (STRASINGER, 2009).

A credibilidade do exame de urina ficou comprometida quando charlatões, sem credenciais médicas, começaram a oferecer previsões. Ao público por uma taxa “saudável”. Esses charlatões, chamados de profetas da urina tornaram-se tema de um livro publicado por Thomas Bryant, em 1927. As revelações desse livro inspiravam a aprovação das primeiras leis de licenciatura médica na Imglaterra-outras contribuições do exame de urina para o campo da medicina. (STRASINGER, 2009).

A invenção do microscópico, no século XVII, levou ao exame do sedimento urinário e ao desenvolvimento, por Thomas Addis, de métodos para a quantificação do exame microscópico do sedimento. Richard Bright, introduzir o conceito e exame de urina como parte do exame médico de rotina do paciente, em 1827. Até a década de 1030, no entanto, o número e a complexidade dos testes realizado no exame de urina haviam chegado a um ponto impraticável, e ele começou a desparecer dos exames de rotina, felizmente, o desenvolvimento de modernas técnicas recuperou o exame de rotina da urina, a uranálise o qual tem se mantido como parte integrante do exame do paciente. (STRASINGER, 2009).

Introdução: A urina é um líquido formado pelos rins, como resultado da filtração do plasma. Suas principais funções são: eliminação de substâncias produzidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com